As lições de sucesso da primeira CEO negra dos Estados Unidos

Ursula Burns foi presidente e diretora executiva da Xerox e a primeira mulher CEO afro-americana a chefiar uma empresa Fortune 500. Partilhou a sua experiência num livro onde fala do seu percurso profissional.
Conselheira de empresas como Uber, Exxon ou o MIT, Ursula Burns lançou um livro de memórias sobre sua trajetória pessoal e a carreira profissional até chegar à presidência da Xerox em 2009. Ursula tem uma história de vida peculiar antes de atingir os cargos de liderança ocupou, como conta na sua biografia “Where You Are Is Not Who You Are”, lançada recentemente.
Filha de imigrantes do Panamá, formou-se em engenharia mecânica na Universidade de Nova Iorque e fez um mestrado na Universidade de Columbia. Entrou na multinacional Xerox como estagiária de verão, mas acabaria por ficar lá durante 35 anos, até 2016.
À semelhança de outras mulheres negras que se destacaram na sociedade norte-americana, quer na vida empresarial, quer na política, como é o caso de Michele Obama, por exemplo, também Ursula Burns optou por passar a sua história de vida para um livro, que muitos especialistas já classificam de leitura obrigatória para executivos e profissionais.
Para além de falar sobre os obstáculos com que se deparou na sua carreira enquanto mulher negra, o livro retrata ainda a sua perspetiva sobre os negócios e o mundo corporativo norte-americano, ao mesmo que critica a falta de representatividade feminina, e não só, no topo das empresas.
Ursula Burns defende que as empresas deveriam fazer mais para promover a diversidade e lembra que entre as 500 maiores empresas listadas pela Fortune, apenas cinco têm presidentes negros. E apesar de 41 dessas empresas serem presididas por mulheres, ao relacionar a raça e o género apenas 1,2% são mulheres negras.
Numa entrevista em 2011, Ursula Burns revelou que a sua maior fonte de inspiração, e a razão do seu sucesso, foi a sua mãe. Em qualquer decisão que tomasse pensava sempre qual seria a opinião da progenitora sobre isso.
As dicas de Ursula Burns
Se tiver uma chance de falar, fale. Este é o primeiro dos seus conselhos. Nos anos 90 quando teve oportunidade de ser assistente do executivo senior da Xerox, aproveitou o contato com a liderança da empresa para expor a suas opiniões e criar conexões.
O seu ambiente não o define. Apesar de ser oriunda de uma família de baixos rendimentos proveniente do Panamá, Ursula Burns acreditou sempre nas suas competências e na capacidade de sucesso ao longo da sua carreira. Qualquer que fosse a situação em que se encontrasse, tinha a confiança de saber que podia ir sempre mais além, atitude que transpôs para o seu livro.
Deixe qualquer lugar um pouco melhor do que quando entrou. Este foi sempre o seu lema enquanto líder, e uma prática que a destacou dos seus pares. Sempre foi conhecida por ouvir as suas equipas e por promover soluções.