As grandes empresas voltaram a inovar, segundo estudo internacional
Um estudo do Boston Consulting Group sobre as companhias mais inovadoras revela que afinal as grandes empresas não ficam para trás quando se fala em inovação. A análise listou 50 empresas.
O 14.º estudo anual das empresas mais inovadoras do Boston Consulting Group (BCG) mostrou que afinal as grandes corporações não ficam atrás das start-ups no que toca a inovação. companhias maiores ficam para trás na inovação em relação a start-ups e outras empresas menores não condiz mais com a realidade.
De acordo com o estudo, o facto das start-ups e das pequenas empresas terem mais facilidade em implementar estratégias de inovação, a percentagem de sucesso não é necessariamente maior que a das grandes empresas. Aliás, o facto destas últimas terem mais fluxo de caixa coloca-as em vantagem.
A pesquisa desenvolvida pelo Boston Consulting Group considerou como grandes empresas as que têm uma receita superior a um bilião de dólares, e decorreu no período que antecedeu a pandemia.
A análise concluiu que cerca de 40% das grandes empresas envolvidas no estudo foram consideradas líderes de inovação, por oposição a 50% de pequenas empresas.
O investimento nos projetos certos e a união da empresa numa estratégia de inovação estão entre algumas das dificuldades referidas pelas empresas para que a inovação aconteça. Uma das conclusões apontadas pelo estudo do BCG é a de que a inovação pode ser a única saída para muitas empresas, que agora enfrentam dificuldades perante a pandemia.
No conjunto das empresas analisadas, a Apple surge como a empresa mais inovadora do mundo. Seguem-se a Alphabet, Amazon, Microsoft e Samsung. Em sexto lugar surge a Huawei, depois de no ano passado ter ocupado a 48.ª posição do estudo da BCG.









![STARTUP ESSENTIALS POSTER [HORIZONTAL] (1)](https://linktoleaders.com/wp-content/uploads/2024/06/STARTUP-ESSENTIALS-POSTER-HORIZONTAL-1-580x227.jpg)