As 15 maiores fontes de distração num espaço de trabalho

De todas as distrações a que estamos sujeitos quando trabalhamos num escritório, a maior de todas não está no telemóvel, na temperatura da sala nem no barulho do trânsito lá fora. Está em nós mesmos.

O que prejudica a sua produtividade no trabalho? Navegar na Internet? Conversar com os colegas? De acordo com uma pesquisa conduzida pela Poly e citada no Quartz, uma marca de equipamento de escritório, a maioria dos inquiridos (76%) declarou que a conversa de um colega ao telefone em tom de voz elevado criava uma forma de distração moderada, alta ou muito alta no espaço de trabalho. O barulho produzido pela conversa de um colega nas proximidades foi referido por 65% dos inquiridos.

O som da máquina de café também foi considerada uma fonte de distração, considerada moderada e muito elevada para apenas 26% dos participantes no estudo. 46% dizem distrair-se quando há animais de estimação no espaço de trabalho (uma percentagem mais baixa do que os 53% que declararam distrair-se com a presença de crianças).

Assiste-se hoje a um retrocesso na utilização de escritórios open space. Alguns estudos apontam que estes levam a uma diminuição para a colaboração cara a cara, comprometendo também a produtividade, sobretudo em trabalhos criativos. Mas as distrações não são problema exclusivo destes conceitos de espaço de trabalho aberto. Apenas 61% dos trabalhadores do estudo da Poly declarou trabalhar em open space, mas 98% do total dos inquiridos confessaram distrair-se no trabalho.

O estudo entrevistou um total de 5.150 funcionários a trabalharem, pelo menos, três vezes por semana, em ambiente corporativo.

Eis uma lista dos 15 maiores fatores de distração elaborada com base na percentagem de inquiridos que os referiu como causas moderadas a muito elevadas e classificados do pior para o menos mau:

1. Conversa telefónica de um colega em tom de voz elevado
2. Conversa entre dois colegas nas imediações
3. Toques e alertas telefónicos
4. Celebrações no escritório (aniversários, festas de despedida, nascimentos, etc.)
5. Reuniões de equipas nas proximidades
6. Presença de crianças
7. Jogos de equipa à volta do escritório
8. Visita de membros de família (que não crianças)
9. Jogos em cima das mesas (video jogos, ténis de mesa, etc.)
10. Presença de animais de estimação
11. Sons vindos de fora (tráfico, sirenes, obras, cães a ladrar)
12. Um colega a comer
13. Sistema de ventilação ou ar condicionado.
14. Impressora e fotocopiadora
15. Máquina do café

Comentários

Artigos Relacionados