Armilar investe 2,5 milhões na Neuraspace

A Neuraspace vai acelerar a comercialização da plataforma de Inteligência Artificial que monitoriza os detritos espaciais e previne colisões entre satélites. A Armilar Venture Partners investiu no projeto.

A Neuraspace acaba de anunciar o financiamento de 2,5 milhões de euros, por parte da Armilar Venture Partners através do seu TechTransfer Fund, um fundo de venture capital que visa investir em start-ups que procuram comercializar resultados de R&D. Incubada no Instituto Pedro Nunes (que está integrado no Business Incubator da Agência Espacial Europeia, ESA-BIC), esta empresa desenvolveu uma plataforma de Inteligência Artificial (IA), com um sistema avançado de monitorização de detritos espaciais e prevenção de colisão entre satélites. Com o investimento captado, a Neuraspace vai acelerar a comercialização da sua plataforma.

A tecnologia de inteligência artificial proprietária da empresa permite uma previsão do risco de colisão entre satélites mais precisa. Por outro lado, a abordagem de fusão de dados da Neuraspace aumenta a robustez e a resiliência da sua oferta, e a plataforma automatiza muitos dos atuais processos e comunicações manuais, permitindo assim uma solução escalável e integrada para responder simultaneamente a vários operadores de satélites.

A solução da Neuraspace é end-to-end e fornece aos operadores recomendações de manobras orbitais acionáveis ​​para evitar colisões, além de disponibilizar informações importantes a várias partes interessadas, incluindo reguladores, seguradoras e outros negócios dependentes de ativos espaciais.

Sobre esta ronda, Nuno Sebastião criador da Neuraspace (e também cofundador e CEO da Feedzai), explicou que “a Armilar foi o primeiro investidor institucional na Feedzai em 2011 e está no Conselho de Administração desde então, pelo que sei por experiência própria o valor que a Armilar aporta às equipas em que investe. Não poderia estar mais feliz por ter a Armilar a ajudar-nos a fazer crescer a Neuraspace”.

“A Neuraspace fará pelo espaço o que a Feedzai está a fazer pelo setor financeiro: utilizar IA avançada e uma plataforma de operações de risco totalmente automatizada para fornecer insights acionáveis ​​e gerir riscos”, acrescentou Nuno Sebastião.

A equipa Neuraspace é liderada por Chiara Manfletti, ex-investigadora espacial e conselheira do diretor-geral da ESA.

Comentários

Artigos Relacionados