O ESIL – Empowering Early Stage Investors vai chegar a Portugal. A APBA anunciou ontem que vai trazer o programa para o nosso país.

A Associação Portuguesa de Business Angels (APBA) anunciou ontem, no decurso do Spring Investment Dinner, que vai trazer para Portugal o Empowering Early Stage Investors (ESIL). Trata-se de um programa que visa capacitar os investidores locais e apoiar os estrangeiros que pretendam investir em empresas portuguesas.
Envolve um conjunto de iniciativas que visam estimular oportunidades de investimento transfronteiriço, encontrar novos negócios com potencial de crescimento, conectar com potenciais parceiros estratégicos pela Europa e construir uma agenda de formação sob medida para os ecossistemas locais, assim como outras iniciativas que auxiliarão na internacionalização de start-ups, explicou a Associação em comunicado.

A par da revelação desta iniciativa, o evento promovido pela APBA foi ainda palco da apresentação da Melhor Startup e das personalidades mais impactantes no setor. A Sensei, start-up que desenvolveu uma solução de inteligência artificial de reconhecimento de vídeo, foi a premiada.

Carlos Moedas, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação recebeu o Prémio de Personalidade do Ano com Impacto Internacional. Por sua vez, Carlos Melo Brito, Pró-Reitor da Universidade do Porto para a área do Empreendedorismo e Inovação e diretor da UPTEC (o parque de ciência e tecnologia da Universidade do Porto), foi distinguido como a Personalidade do Ano com Impacto Nacional.

O Spring Investment Dinner contou ainda com a presença dos convidados  Xiaochen Zhang (Frontier Group e FinTech4Good), Bruno Livi (Blockchain Center Portugal), José Figueiredo (CBlockbird Ventures ) e Celso Martinho (Bright Pixel),  intervenientes num debate sobre o impacto do blockchain no investimento em early stage, moderado por Hugo Gonçalves Pereira (Shilling e APBA).

“Com este evento, a APBA pretende proporcionar uma nova dinâmica no ecossistema de desenvolvimento e investimento em start-ups, permitindo debater temas relevantes para investidores e suas participadas, mas também distinguir aqueles que, durante o ano de 2017, mais inovaram e contribuíram para o crescimento deste ecossistema”, sublinhou João Trigo da Roza, presidente da APBA.

Comentários