ANI lança portal dedicado à inovação portuguesa

Um portal agregador de conteúdos de informação sobre inovação é a proposta do novo projeto da Agência Nacional de Inovação. Potenciar a inovação colaborativa em Portugal é o objetivo.
A ANI – Agência nacional de inovação, lançou um “motor de busca” dedicado à inovação em Portugal. Trata-se de um portal “agregador de informação sobre inovação, onde entidades de investigação científica e tecnológica, empresas e investigadores poderão encontrar informação e potenciais parceiros para os seus projetos”.
A ANI explica que esta nova ferramenta funciona como motor de busca do Sistema Nacional de Inovação (SNI), onde passa a estar disponível informação direcionada para empresas, investigadores e entidades de I&D, agregando, assim, todos os conteúdos que ou estavam dispersos por várias plataformas, de várias entidades e programas, ou que não estavam disponíveis. A abordagem do portal é a de uma lógica “one-stop-shop”, para incentivar a inovação colaborativa em Portugal, destaca a Agência Nacional de Inovação.
Quer seja uma empresa que procura uma solução tecnológica para resolver uma necessidade, um investigador que pretende encontrar parceiros no Sistema Nacional de Inovação (SNI) para desenvolver uma linha de investigação, ou uma entidade de I&D que pretende divulgar a sua oferta tecnológica, todos estes players podem encontrar respostas no novo portal.
Além disso, também permite pesquisar competências dos investigadores, entidades que trabalham com tecnologias específicas, encontrar parceiros de negócio, procurar e oferecer tecnologia, entre muitas outras funcionalidades.
Até ao momento, estão registados mais de 40 mil currículos de investigadores, com base nos registos geridos pela Fundação para a Ciência e Tecnologia; 1.235 entidades, das quais 689 são atores ligados ao ensino superior e centros de investigação, 206 são redes colaborativas e de intermediação tecnológica, 121 são incubadoras de empresas ou start-ups e entidades de aceleração tecnológica, 18 são agências e associações que financiam I&D, 195 são empresas que incorporam I&D no seu negócio e 18 são entidades que apoiam e contribuem para acelerar a inovação.
A base de dados de Oferta e Procura de Tecnologias é composta por 5.184 registos entre tecnologias (1.198), negócios (3.979) e parceiros para projetos de I&D (7), com ligação à rede europeia Enterprise Europe Network. O portal também tem com uma montra tecnológica com mais de 100 projetos nacionais.
O Portal dispõe de uma área reservada, em que cada subscritor poderá gerir a informação de interesse de acordo com as suas necessidades.