Alvalade acolhe hub para comunidade e negócios de Web3

A Polkastarter e a Startup Lisboa estão entre os parceiros fundadores deste hub, cuja inauguração oficial decorre de 10 a 14 de abril. O espaço já acolhe nove projetos e tem capacidade para 60 pessoas.

O Poolside Hub, a casa dos projetos de Web3 em Portugal, vai inaugurar o seu primeiro espaço no bairro de Alvalade, em Lisboa, com o “Web3 Splash”, uma semana dedicada à terceira geração da internet e aberta a toda a comunidade.

O programa inclui conferências, NFTs, comida, arte e música ao vivo, iniciativas que decorrem entre 10 e 14 de abril. Entre os oradores do evento, estão especialistas nas áreas de Decentralised Science (DeSci), Decentralised Finance (DeFi), Regenerative Finance (ReFi), e NFT Art, e representantes de projetos como a BNB Chain, Hacken, CV Labs, Delphi, LayerX e ThreeSigma.

“Temos sido ativos no ecossistema da Web3 durante os últimos anos, e ajudámos a lançar mais de 100 projetos com a nossa equipa de mentores e consultores, sempre digitalmente. Para nós, abrir um espaço físico é uma aposta em criar um espaço de reunião e colaboração entre os players da Web3, acelerando a inovação”, explica Catarina Cabral, diretora do Poolside Hub, citada em comunicado.

“É com enorme orgulho que estamos finalmente a inaugurar o nosso primeiro Hub em Lisboa, depois de um ano de planeamento e construção. Queremos que o Poolside se torne a casa para empreendedores e artistas que queiram partilhar as suas ideias e celebrar o futuro da Internet”, acrescenta.

Localizado no coração da capital portuguesa e a apenas 10 minutos do aeroporto de Lisboa, o Poolside Hub conta com uma área de cerca de 1.500 metros quadrados, cinco salas de coworking, um espaço multi-usos para eventos, uma galeria de NFTs com exposições de arte digital (contará com a curadoria de um dos moradores, a Artpool), dois pátios exteriores e um restaurante, o Cobaia.

“Além de um espaço e de um programa de aceleração de negócios, queremos que o hub seja um lugar de encontro entre toda a comunidade de Web3 em Lisboa e em Portugal. Por isso, criámos uma estrutura em que, além de espaço de trabalho, podemos encontrar lugar para eventos direcionados para esta comunidade, como conferências, workshops e talks, e um restaurante. O nosso objetivo é, além de nutrir a nossa comunidade, atrair novos elementos”, explica Catarina Cabral.

Lançado no final do ano passado com um investimento de 500 mil euros, o Poolside Hub serve de cenário, entre outras iniciativas, ao Poolside Accelerator, programa de aceleração que quer apoiar negócios de Web3, anunciado em novembro do ano passado e que escolheu Lisboa para implementar o seu primeiro bootcamp de 12 semanas.

A aceleração do primeiro grupo de empresas incubadas teve início em janeiro deste ano – os projetos integrantes serão apresentados durante o evento de abertura. Atualmente, o Hub serve de base a várias empresas, incluindo o Poolside, Masterblox, Match, Artpool, 100 Colectors, Crowdclass, Givin, Talent Protocol, ImpactScope, Subvisual, e tem um espaço dedicado da Unicorn Factory Lisboa e da Startup Lisboa direcionado ao vertical de Web3.

Comentários

Artigos Relacionados