Alphabet vai desenvolver medicamentos com recurso a inteligência artificial

A empresa que detém a Google inaugurou o Isomorphic Labs, no Reino Unido, para, com o recurso a inteligência artificial, investigar e desenvolver novos medicamentos.

O novo projeto da Alphabet vai basear a sua atividade na investigação e desenvolvimento de novos medicamentos através de tecnologia de inteligência artificial. O comunicado da Alphabet, refere que a Isomorphic Labs é um empreendimento comercial que tem como a missão reimaginar todo o processo de descoberta de medicamentos, anunciou Demis Hassabis, fundador e CEO da Isomorphic Labs.

“Estamos a reimaginar todo o processo de descoberta de drogas a partir dos primeiros princípios com uma abordagem que prioriza a IA. Acredito que estamos à beira de uma incrível nova era de pesquisa biológica e médica”, afirmou em comunicado o responsável da empresa.

A Isomorphic Labs vai ter como ponto de partida algumas das investigações da DeepMind, um laboratório londrino de inteligência artificial que a Google comprou em 2014 e que, um ano depois, com a formação da Alphabet, passou a ser uma das companhias da holding.

A tecnologia da DeepMind, a AlphaFold2, foi reconhecida como uma solução para o grande desafio de prever a estrutura de dezenas de proteínas, com uma precisão e rapidez muito superiores aos métodos computacionais tradicionais

“Este é apenas o começo do que esperamos que se transforme numa nova abordagem radical para a descoberta de medicamentos, e estou extremamente animado para lançar este novo empreendimento ambicioso e fazer parceria com empresas farmacêuticas e biomédicas”, afirmou Demis Hassabis, que será CEO para a fase inicial da Isomorphic, permanecendo também como CEO da DeepMind “para ajudar a facilitar a colaboração entre as duas empresas onde for relevante e para definir a estratégia, visão e cultura da nova empresa”.

Acrescentou ainda que “como pioneiros no campo emergente da ‘biologia digital’, esperamos ajudar a inaugurar uma nova era de avanços biomédicos incrivelmente produtivos. A missão de Isomorphic não poderia ser mais importante: usar IA para acelerar a descoberta de drogas e, finalmente, encontrar curas para algumas das doenças mais devastadoras da humanidade”.

Comentários

Artigos Relacionados