Agri Marketplace vence concurso internacional
A plataforma digital que reúne produtores e industriais ganhou um programa de inovação agro-alimentar internacional em Paris.
A edição deste ano do Food Accelerator Network Programme (FAN), do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), realizada na semana passada em Paris, distinguiu a start-up portuguesa Agri Marketplace. O evento recebeu mais de mil candidaturas de todo o mundo, das quais apenas 200 foram selecionadas para apresentar as suas ideias ao júri, composto por mais de 150 especialistas do EIT Food e da aceleradora suíça MassChallenge.
A start-up portuguesa foi uma das 41 selecionadas para frequentar o programa de aceleração intensivo de quatro meses do MassChallenge / EIT FAN – lecionado e orientado por académicos e profissionais de renome dos setores alimentar e tecnológico – para fomentar contactos, incentivar o sucesso dos seus projetos e promover o acesso a mercados internacionais.
Depois da conclusão do programa foram escolhidos 10 finalistas. O prémio de 60 mil euros conquistado pela Agri Marketplace, a par de outras duas start-ups vencedoras, foi atribuído na Station F, em Paris.
A propósito desta iniciativa do EIT Food, Benoit Buntinx, diretor de negócios, realçou “a importância das ideias e tecnologias criadas pelas start-ups serem exequíveis e verdadeiras oportunidades de negócio, aptas a lidar com alguns dos atuais desafios na área alimentar: transparência e garantia de qualidade ao consumidor final, utilização de materiais amigos do ambiente ou sustentabilidade da cadeia de fornecimento”.
O projeto nacional consiste numa plataforma digital global que liga diretamente agricultores e organizações de produtores aos seus clientes agro-industriais, promovendo a transparência, o comércio justo e a redistribuição de valor na cadeia agro-alimentar. No fundo, a Agri Marketplace procede à comercialização online de produtos agrícolas facilitando o encontro entre a oferta (os produtores) e a procura (os potenciais compradores).

O CEO e fundador da start-up, Tiago Pessoa, salientou a importância do prémio “como reconhecimento do percurso já realizado, bem como o valor da participação no programa MassChallenge / EIT Fan, na Suíça, onde teve a oportunidade de apresentar o projeto à apreciação crítica de peritos da indústria agro-alimentar e ver confirmada a visão da equipa fundadora.
No próximo ano, a Agri Marketplace tem como meta a consolidação e a expansão da base de clientes existente na Europa e nos Estados Unidos e, simultaneamente, tornar-se uma referência global no comércio digital de produtos agrícolas.








