Agência alemã para a inovação disruptiva convoca inovadores

O desafio chama-se Funke e é da responsabilidade da Agência Alemã para a Inovação Disruptiva, e destina-se a inovadores interessados no combate a falsificações tecnológicas.

O desafio da SPRIND-Federal Agency for Disruptive Innovation (Agência Federal para a Inovação Disruptiva), é claro: “Precisamos de inovações revolucionárias na luta contra os deepfakes para garantir a integridade do nosso mundo digital. Precisamos de ideias ousadas”.

Através da convocatória Funke a agência alemã convida todos os inovadores interessados em combater falsificações resultantes do desenvolvimento tecnológico como, por exemplo, imagens, áudio ou vídeos gerados através de Inteligência Artificial, e que de tão perfeitas, dificultam a sua distinção do real.

A tarefa proposta pelo Funke passa por desenvolver um protótipo que detete de forma confiável imagens falsificadas de vários conteúdos de media e/ou proteja infraestruturas existentes do uso de deepfakes com medidas preventivas.

Um júri de especialistas irá avaliar as inscrições do Funke e selecionar até 14 equipas que participarão na primeira fase, e que deverão estar altamente comprometidas com a causa.

A SPRIND fornece suporte alargado e individual aos participantes, o que inclui o apoio para cada equipa de até 350 mil euros na fase 1. Depois de sete meses, o júri reunir-se-á novamente para avaliar os resultados provisórios e decidir quais as abordagens que demonstraram o maior potencial para inovação revolucionária. Essas equipas terão hipótese de continuar até o final do Funke numa segunda fase, que será financiada até 375 mil euros por equipa. As candidaturas podem ser efetuadas até dia 18 de outubro.

A Agência Federal para a Inovação Disruptiva (SPRIND) foi fundada em 2019 e tem sede em Leipzig, na Alemanha. O seu único acionista é a República Federal da Alemanha, representada pelo Ministério Federal da Educação e Investigação (BMBF) e pelo Ministério Federal da Economia e da Ação Climática (BMWK). Esta agência preenche uma lacuna no panorama da inovação alemã ao procurar tecnologias novas e inovadoras para os grandes desafios da atualidade, ao mesmo tempo que garante que o valor criado pelas empresas e indústrias resultantes permaneça na Alemanha e na Europa. O SPRIND é financiado por fundos do orçamento federal.

Comentários

Artigos Relacionados