Adecco antecipa tendências no mercado de trabalho e prevê 1.500 vagas no verão

Turismo, logística e retalho concentram maior procura por trabalho temporário nos meses de verão, enquanto a flexibilidade e agilidade continuam a marcar o comportamento do mercado.

Tradicionalmente marcados por um aumento da atividade em setores como turismo, hotelaria, logística e retalho, os meses de verão representam uma oportunidade para empresas que precisam de reforçar as suas equipas, assim como para candidatos na procura por novas experiências profissionais.

E este ano não é exceção, com a Adecco Portugal a prever a abertura de mais de 1.500 vagas temporárias a nível. A consultora estima que este ano o verão seja marcado por uma dinâmica de recrutamento particularmente intensa nas regiões do Algarve, Lisboa e Porto, onde se concentra a maior parte das ofertas.

Acrescenta ainda que as funções profissionais mais procuradas incluem desde assistentes de loja a promotores, repositores, motoristas, empregados de mesa, cozinheiros, operadores de armazém, operadores de produção, entre outros.

“Hoje, o trabalho temporário é muito mais do que uma resposta à sazonalidade. É uma solução estratégica para empresas que precisam de agilidade e para candidatos que valorizam flexibilidade e desenvolvimento de competências”, explica Vanda Santos, Delivery & Quality Director da Adecco Portugal.

Neste processo de recrutamento, a Adecco destaca uma tendência, o facto dos candidatos estarem mais informados, mais exigentes e mais orientados para oportunidades que lhes permitam crescer, mesmo que temporárias.

Salienta ainda que entre os perfis que mais procuram este tipo de trabalho estão os estudantes universitários, jovens à procura do primeiro emprego e profissionais em transição de carreira. Para muitos deles, estas vagas além de representarem uma fonte de rendimento adicional, são também uma porta de entrada para o mercado de trabalho ou uma oportunidade de requalificação.

Comentários

Artigos Relacionados