Abbott introduz plataforma de imagem intravascular com recurso a IA em Portugal
A nova plataforma funde a tomografia de coerência ótica (OCT) com o poder da automatização através da Inteligência Artificial e ajudará a detetar e quantificar as características dos vasos sanguíneos.
A Abbott trouxe para Portugal uma nova plataforma de imagem intravascular com recurso ao software Ultreon 1.0 e a Inteligência Artificial. Trata-se de uma inovação tecnológica que oferece características avançadas de imagem quando combinadas com o catater Dragonfly Opstar e que permitirá detetar, de forma automática, a gravidade dos bloqueios de cálcio, bem como medir o diâmetro dos vasos para melhorar a precisão da tomada de decisão dos médicos durante os procedimentos de colocação de stent coronário.
Além do Hospital de Santa Marta – Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, que recebe a primeira solução do género, a Abbott prevê estar em mais 50 unidades hospitalares em Portugal. Com esta tecnologia, a Abbott está a alavancar a tecnologia OCT para ajudar os médicos na tomada de decisões de diagnóstico e tratamento dos doentes.
“A interface de utilização personalizável do Ultreon e o recurso a IA permitirão tornar a tomada de decisões mais rápida e reduzir a variabilidade dos procedimentos, em especial para o crescente número de médicos que estão a aprender a utilizar a imagem OCT em detrimento de outras tecnologias de imagem mais tradicionais”, explicou em comunicado José Mª de la Torre Hernández, chefe de cardiologia interventiva do Hospital Universitário Marques de Valdecilla, em Espanha.
Nick West, vice-presidente de divisão de assuntos médicos globais da Abbott’s Vascular Business, frisou também que “a adoção crescente de imagens OCT, quando combinada com tecnologia avançada como a IA, permite que os cardiologistas tenham uma forma mais precisa e mensurável de apoiar os doentes submetidos a procedimentos de stent coronário”.








