Um livro que oferece soluções práticas e simples para aprender a pensar melhor e evitar tomar más decisões. Daniel Kahneman, Prémio Nobel da Economia em 2002, é o autor.

Escrito pelo prémio Nobel e autor bestseller Daniel Kahneman, em coautoria com os dois académicos e personalidades do pensamento estratégico Olivier Sibony e Cass R. Sunstein, o livro “Ruído” investiga a origem das más decisões e ensina a fazer melhores juízos.

O autor mostra como o ruído está presente em todas as nossas decisões, individuais ou coletivas, e como pode dar origem a erros de julgamento nos mais variados campos, incluindo na medicina, nos tribunais, na saúde pública, nas previsões económicas, nas ciências forenses, na proteção de menores e nos recursos humanos. Além disso, influencia-nos e prejudica-nos no momento de tomar decisões aparentemente simples e quotidianas, mas cujo impacto e custo pode ser maior do que imaginamos.

Daniel Kahneman exemplifica com o facto de, por exemplo, na mesma cidade, dois médicos poderem chegar a diagnósticos divergentes para pacientes idênticos. Ou como dois juízes podem ditar sentenças diferentes para crimes semelhantes.

Imagine agora que esses médicos e juízes tomavam diferentes decisões influenciados pelo facto de ser de manhã ou de tarde, ou por ser segunda-feira e não quarta-feira, ou porque ainda não almoçaram. Aqui estão alguns exemplos de ruído, ou seja, variações em decisões que deveriam ser idênticas. Daniel Kahneman ensina o leitor a avaliar a origem desse ruído, cuja influência tendemos a ignorar, e a tentar reduzi-lo, para melhorar os nossos processos de análise e de tomada de decisão.

Seguindo uma fórmula semelhante à do clássico contemporâneo “Pensar, depressa e devagar”, este novo livro do Prémio Nobel da Economia explica porque tomamos más decisões e como podemos evitá-lo através de soluções práticas e simples para aprender a pensar melhor.

Quem escreveu
Nascido em Israel em 1934, Daniel Kahneman é um dos mais importantes pensadores da atualidade. Em 2002, recebeu o Prémio Nobel em Economia por uma investigação pioneira na área da psicologia sobre o modelo racional que preside à tomada de decisões, trabalho que teve um impacto profundo em campos como a Economia, a Medicina ou a Política. É um teórico da economia comportamental, que combina a economia com a ciência cognitiva para explicar o comportamento aparentemente irracional da gestão do risco pelos seres humanos. Kahneman é professor de Psicologia e de Relações Institucionais em Princeton e autor do livro Pensar, Depressa e Devagar.

Temas Chave
Psicologia, economia, sociedade

Ficha técnica
Título: Ruído
ISBN 9789897842696
Edição: novembro 2021
Editora: Objectiva
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 544

Comentários