A Ler: Os líderes comem por último

Através de exemplos de transformação, o autor mostra como o papel do líder é fundamental para criar condições que façam com que os colaboradores se sintam valorizados e “vistam a camisola”. A produtividade e o lucro da empresa saem a ganhar.

Do que fala
“Os líderes  mais depressa sacrificariam o que é deles para salvar o que é nosso. E nunca sacrificariam o que é nosso para salvar o que é deles. É isto que significa ser um líder”. O statement é de Simon Sinek, autor do livro que apresentamos hoje. “Os líderes comem por último” tem como ponto de partida para as histórias que integram as 312 páginas do livro, a transformação de Bob Chapman, um gestor de sucesso que foi nomeado CEO de uma empresa em dificuldades.

A sua história é o exemplo de uma realidade que ensombra o mundo laboral nos dias de hoje: 80% das pessoas não estão satisfeitas no emprego. Com este cenário, e como não é exequível substituir todos os profissionais descontentes, a proposta de Simon Sinek é criar condições que os levem a trabalhar de boa vontade e, como consequência, a aumentar a produtividade e o lucro da empresa.

Voltando à história de Bob Chapman. No primeiro dia de trabalho, sentou-se na cafetaria a observar os funcionários. Riam-se, brincavam, estavam todos bem-dispostos. Até ao momento em que tocou a campainha para o regresso ao trabalho. O riso desapareceu, os rostos fecharam-se. Saíram em silêncio, como condenados.
Cinco anos depois já não havia ali relógio de ponto. Os operários e o pessoal administrativo tinham os mesmos direitos. Nunca mais se ouviu uma campainha. Havia liberdade. E a faturação anual disparou.

Esta foi a história de transformação operada por Bob Chapman que o autor de “Os líderes comem por último” tomou como referência para explicar que os funcionários sentem-se valorizados quando percebem que os líderes confiam neles. “Ao sentirem-se em casa, focam-se no inimigo exterior, ou seja, na concorrência. E só então se unem e vestem a camisola”, reforça o autor.

Quem escreveu
Simon Sinek, 45 anos, natural do Reino Unido, é escritor de livros sobre liderança e gestão, orador em palestras internacionais e consultor. Ficou conhecido por popularizar conceitos como o “círculo dourado” e os “5 porquês”, ambos adotados por profissionais de todo o mundo.

Este autor britânico-americano escreveu vários bestsellers mundiais, entre os quais “Primeiro Pergunte Porquê” e ainda “Find your Why”. Com uma forte presença online, é também o autor da terceira TED Talk mais vista de sempre: o seu vídeo Millennial Question teve mais de 150 milhões de visualizações.

Simon Sinek ensina quer a líderes quer a organizações, formas de se inspirarem a si próprios e a terceiros. Aqui incluem-se, ao longo da sua vida profissional, membros do Congresso, embaixadores, corporações, estrelas de Hollywood ou altos dirigentes do Pentágono.

Temas Chave
Gestão, liderança, coaching.

Ficha Técnica
Título: Os Líderes comem por último
ISBN:  9789892344690
Editora: Lua de Papel
Edição: abril 2019
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 320

Comentários

Artigos Relacionados