Como funciona e como podemos usar a inteligência artificial para criar um mundo melhor é o desafio a que este livro se propôs. Uma edição da Vogais que chegou às bancas este mês.

Do que fala
Numa altura em que se fala tanto de inteligência artificial (IA) e dos riscos que lhe estão associados, o livro de Nick Polson e James Scott, dois dos principais cientistas de dados dos nossos dias, parte de uma premissa simples: se quer compreender o mundo moderno precisa conhecer um pouco da linguagem matemática falada pelas máquinas inteligentes. E é isso que este livro explica, mas de uma maneira simples e pouco convencional, já que se baseia em histórias ao invés de equações.

Os autores recorrem a um elenco de personagens históricas que têm muito para ensinar sobre dados, probabilidade e raciocínio. Uma visão acessível da inteligência artificial: o que é, como funciona, de onde veio e como aproveitar o seu potencial. O livro explica como as ideias se estão a desenrolar na era moderna de big data e de máquinas inteligentes, e de que forma essas tecnologias, máquinas que podem ir de smartphones a robôs, ajudam as pessoas a superar algumas das suas fraquezas cognitivas, permitindo-lhes levar uma vida mais feliz, saudável e realizada. “Quando a criatividade humana e o potencial das máquinas se juntam, não há limites para o poder de criar um mundo melhor”, defendem os autores de Inteligência Artificial”.

Este livro pretende ensinar o leitor a pensar, ou seja, tomar decisões usando dados e as leis da probabilidade. Os autores, cientistas de dados, asseguram que a matemática envolvida na IA é surpreendentemente simples e acessível à maioria de nós

Quem escreveu
Este livro foi escrito a duas mãos por Nick Polson e James Scott. O primeiro é professor de Econometria e Estatística na Chicago Booth School of Business. Nasceu em Inglaterra, estudou Matemática em Oxford e doutorou-se em Estatística Bayesiana. Trabalha em investigação em inteligência de máquinas, aprendizagem profunda e métodos computacionais.

Por sua vez, James Scott é professor associado de Estatística na Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos. Como estatístico e cientista de dados, estuda a inferência bayesiana. Colaborou com cientistas numa ampla variedade de áreas, bem como com diversos setores, de start-ups de tecnologia até multinacionais.

Temas Chave
Tecnologia, inteligência artificial

Ficha Técnica
Título: “Inteligência Artificial”
ISBN:  9789896688721
Edição: março 2020
Editora: Vogais
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 336

Comentários