Será que a ciência pode explicar o sucesso? O autor de “A Fórmula” aponta cinco leis científicas para que o sucesso aconteça.

Do que fala
O mais recente livro do professor Albert-László Barabasi, dizem os experts, vai mudar para sempre a forma como pensamos o sucesso. Ou seja, o autor de “A Fórmula” explica como ser o melhor do mundo não chega. É preciso, frisa, ser reconhecido como tal. E foi o lado, aparentemente, aleatório do sucesso que sempre fascinou Albert-László Barabasi, um dos grandes especialistas mundiais em Teoria das Redes, e talvez por isso, ele a sua equipa, da Northeastern University, procuraram encontrar leis científicas que justificassem o fenómeno.

Descobriram cinco leis  a saber: 1.ª, o desempenho conduz ao sucesso, mas quando o desempenho não pode ser medido , são as redes que conduzem ao sucesso; 2.ª, o desempenho tem limites, mas o sucesso é ilimitado; 3.ª, sucesso prévio X aptidão = sucesso futuro; 4.ª, ainda que o sucesso de uma equipa exija diversidade e equilíbrio, um único individuo obterá reconhecimento pelos feitos do grupo; e 5.ª, com persistência, o sucesso pode chegar a qualquer momento.

Albert-László Barabasi ilustra estas “leis” com histórias diversificadas como por exemplo, a ascensão de Basquiat ou a gravação de Kind of Blue, o disco mais famoso de jazz.

Quem escreveu
Professor de Ciência das Redes na Northeastern University, onde dirige o Centro de Estudo de Redes Complexas, Albert-László Barabási também leciona na Faculdade de Medicina de Harvard e na Central European University de Budapeste.

Tem várias obras publicadas como “Bursts: The Hidden pattern Behind Everything We Do” e “Linked: The New Science of Networks”.

Além disso Albert-László Barabási também coedita as publicações científicas “The Structure and Dynamics of Networks” e a “Network Medicine”. O trabalho que desenvolveu levou a progressos no campo da Teoria das Redes, incluindo a descoberta das redes livres de escala, facto que muito contribui para ser um dos cientistas hoje mais citados.

Temas Chave
Sucesso, ciência, leis.

Ficha Técnica
Título: A Fórmula
ISBN: 9789892346410
Edição: setembro 2019
Editor: Lua de Papel
Idioma: Português
Encadernação: Capa mole
Páginas: 288

Comentários