O marketing está a mudar drasticamente, acompanhando as mudanças do mundo global. Hoje em dia, a internet, as redes sociais, os motores de pesquisa, entre outros, fazem parte do nosso dia a dia.

A internet alterou radicalmente as relações entre os consumidores e as marcas. A internet aproxima as empresas do público e é algo que não podemos ignorar. A comunicação é imediata!

Todas as faixas etárias e classes sociais renderam-se aos meios digitais e essa é uma excelente notícia para as empresas e empreendedores, porque nunca foi tão fácil atingirem o seu público-alvo. Em Portugal existem 7 milhões de utilizadores de internet (corresponde a 67% da população). Na Europa existem 500 milhões de utilizadores com acesso à internet e o número de compras online continua a aumentar.

Já viram as muitas hipóteses que existem no mercado?

Vivemos num constante dinamismo e mudança que acontecem a um velocidade estonteante. Desde a dinâmica dos negócios até às ocorrências políticas, culturais e sociais, tudo passa rapidamente, e num curto espaço de tempo. Logicamente, as estratégias empresariais também estão em constante mudança, e com maior rigor, assertividade e profissionalismo.

Os planos de marketing precisam de maior amplitude, mais atenção e são praticamente diferentes ano após ano em qualquer empresa. São os ventos da mudança latente e global. O ecossistema das redes sociais mais fortes a nível mundial em 2018 foram o Facebook, o YouTube e o Instagram. A sua empresa não precisa de estar em todas, mas sim, estar nas redes sociais certas e com o conteúdo atrativo.

Depois que as redes sociais surgiram, muita coisa mudou na maneira das pessoas se relacionarem. Esta nova forma de comunicação, que permite a partilha de interesses e experiências, tende a aproximar muitas pessoas, seja através de assuntos comerciais ou pessoais, já que as empresas também estão a aderir às redes sociais.

A transformação digital não representa só uma alteração tecnológica, mas uma mudança na estrutura da organização das empresas, entre a ligação da tecnologia com os negócios e as pessoas.
Ano após ano surgem novas tecnologias, as estratégias que existem precisam de mais otimização e os possíveis clientes de uma empresa são, cada vez mais, bombardeados com estratégias de marketing através das mais variadas plataformas, pelo que é fundamental manter-se atualizado.

O tempo no marketing está em mutação constante. Sr. empresário está preparado para os tempos que aí vêm?

Comentários

Sobre o autor

Avatar

Liz Silva é presidente da AMA Empresarial – Associação de Marketing e Atitude Empresarial, proprietário do conhecido Projeto “Liz Silva - Palestras, Workshops e Treinos de Marketing & Negócios” e CEO de uma empresa de Marketing Estratégico. Empreendedor nato, é... Ler Mais