Évora vai receber um novo Data Center da Saúde
Um novo Centro de Dados da Saúde, o segundo a nível nacional, vai ser instalado em Évora num projeto a rondar os 2,5 milhões de euros.
Évora vai ter o novo Data Center da Saúde, que funcionará de forma equivalente com o atual, que se encontra no norte do país e que visa garantir a disponibilidade dos sistemas de informação do Serviço Nacional de Saúde.
Esta centro de processamento de dados, que beneficia de financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência, estará disponível no final do primeiro trimestre de 2023 e envolve um investimento a rondar os 2,5 milhões de euros.
Segundo o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), Luís Goes Pinheiro, o Porto alberga já um Data Center da Saúde e “era preciso construir” um novo polo, “capaz de resistir a um conjunto de vicissitudes que podem acontecer a estes centros de dados”.
Évora foi o local escolhido por reunir um conjunto de requisitos favoráveis, nomeadamente devido à proximidade de Lisboa e Espanha, por beneficiar de boas condições estruturais de abastecimento de energia, entre outros fatores.
“Estamos a falar das bases de dados e dos sistemas em que as pessoas operam” que são cada vez mais “sistemas centralizados [e] alojados nestes ‘data centers’”, disse o responsável.
Os profissionais de saúde que trabalham nos hospitais e nos centros de saúde “acedem a esses sistemas de informação remotamente” e o novo polo em Évora visa “servir de redundância em tempo real aos sistemas que já hoje são centrais”, frisou Luís Goes Pinheiro, referindo que consegue-se assim “maior disponibilidade, melhor desempenho e maior capacidade de resistir a situações catastróficas”.








