Porto Business School lança programa para apoiar criação de spin-offs e start-ups

O programa da Escola de negócios da Universidade do Porto é totalmente gratuito e destina-se a apoiar 50 participantes na criação de spin-offs e start-ups. As candidaturas estão a decorrer.

A Porto Business School vai lançar um novo programa de ignição de empresas, denominado “Ignition Programme – Science-based Businesses for a Sustainable World”, que pretende ajudar 50 participantes a entrar no mundo empresarial através da criação de spin-offs e start-ups. O programa, totalmente gratuito, decorre entre janeiro e maio de 2023, em colaboração com o Berkeley Innovation Group, da Universidade da Califórnia, e também com o HAG Group, a Star Busy Investments e a INOVA+. As candidaturas já estão a decorrer.

O programa, a decorrer no âmbito de um projeto cofinanciado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), destina-se a participantes de setores relacionados com a biologia, ambiente, agroindústria, biodiversidade e sustentabilidade dos ecossistemas. Entre o público-alvo incluem-se investigadores interessados em criar spin-offs, empreendedores envolvidos em start-ups e potenciais cofundadores com competências empresariais, como MBA, alunos de MBA e gestores.

Segundo a Porto Business School, através desta iniciativa “a escola materializa uma das componentes de formação do Biopolis, projeto na área da Biologia Ambiental, Ecossistemas e Biodiversidade, resultante do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO)”. A Porto Business School é o parceiro copromotor, responsável pela componente de ignição de novas empresas e spin-offs, com a missão de promover a valorização económica dos resultados da investigação produzida pelo Biopolis.

Segundo Ana Jogo Mendes, diretora executiva do CBI – Center for Business Innovation, unidade na Porto Business School, responsável pelo projeto Biopolis, “este programa multidisciplinar permitirá mobilizar um abrangente conjunto de docentes, líderes empresariais e oradores internacionais de renome”. E acrescenta: “Haverá um acompanhamento por mentores ao longo de todo o programa e iremos também promover sessões especiais com destacados peritos”.

No total, o programa será composto por quatro módulos, que decorrerão durante 16 semanas de formação: 1. “O mindset certo para Inovar e Empreender” (ministrado pelo Berkeley Innovation Group); 2. “As competências de gestão necessárias para um empreendedor” (ministrado pela Porto Business School); 3. “Entrada no mercado e a conquista dos clientes certos” (ministrado pelo HAG Group e StarBusy, com a participação de convidados especiais); e 4.“As melhores alternativas de financiamento” (ministrado pela INOVA+).

A formação decorrerá em formato híbrido, sendo disponibilizada a opção de participação online, mas em que se dará sempre preferência ao modo presencial, a partir das instalações da Porto Business School. No decorrer do programa serão dinamizadas quatro talks, que envolverão investigadores e empreendedores nacionais e internacionais de renome, que partilharão as suas histórias e experiências aos participantes.

Na última etapa, os participantes irão dialogar diretamente com os agentes capazes de os financiar e terão a oportunidade de lhes apresentarem as suas ideias de negócio através de um pitch.

Comentários

Artigos Relacionados