Empreendedoras criam marca de alimentos congelados que evitam desconforto intestinal

Empresa vende refeições low FODMAP, que evitam ingredientes que podem causar desconforto intestinal. Chama-se Pra Viagem e nasceu da paixão de duas brasileiras.
Maria Robottom Roxo e Márcia Midori Kuratame fundaram a Pra Viagem, uma empresa que vende refeições ultracongeladas e low FODMAP, ou “baixo FODMAP”, evitando ingredientes que podem causar desconforto, por exemplo, em quem sofre de síndrome do intestino irritável.
“Depois de muito estudo, e conversas com especialistas, vimos a possibilidade de fazermos algo que fizesse de facto a diferença na vida das pessoas, a comida low FODMAP, que hoje afeta cerca de 25% da população, e também sem glúten e lactose”, pode ler-se na página de Facebook da marca brasileira.
FODMAP (fermentable oligosaccharides, disaccharides, monosaccharides and polyols, na sigla em ingês) é a abreviação para um conjunto de hidratos de carbono fermentáveis e de difícil digestão para algumas pessoas. Encontram-se em vários alimentos e quando não são digeridos e absorvidos podem ser fermentados por bactérias do intestino grosso. Para algumas pessoas, como as que têm síndrome do intestino irritável, podem causar gases, obstipação e desconforto. A sua substituição na alimentação pode ser uma medida adotada temporariamente para melhorar a condição, desde que sob supervisão de um médico, explicam Roxo e Midori.
Roxo é formada em administração, apesar de a paixão pela gastronomia acompanhá-la desde a juventude. “Eu acabei por me formar em administração por ser algo que servia para tudo, mas escolhi cuidar dos meus filhos e, então, empreender. Sempre foi meu sonho”, conta ao portal brasileiro Pequena Empresas & Grandes Negócios.
Midori fez uma escolha semelhante: formada em engenharia têxtil, trabalhou na área até que escolheu dedicar-se à maternidade. A dupla conheceu-se na organização de uma festa da escola dos seus filhos e desde, então, manteve a amizade.
Midori, que passou por um processo difícil de aceitação das suas restrições, já que é intolerante à lactose, sofre de doença celíaca e síndrome do intestino irritável, foi convidada por Roxo para ser sua sócia num negócio de nicho. “Percebemos que havia uma oportunidade no mercado: a importância de cuidar do outro. A Pra Viagem tem esse propósito”, explicam as empreendedoras.
Apesar do foco em produtos low FODMAP, a Pra Viagem pretende chegar também a um público mais amplo, com a proposta de oferecer uma alimentação saudável e nutritiva. Todas as refeições são criadas sob a supervisão de uma nutricionista. “A origem do nosso nome veio daí. ‘É para todos, é para você, é para a viagem’”, frisam.
As empreendedoras garantem que a empresa tem uma série de cuidados para garantir a segurança dos alimentos. Além disso, os fornecedores devem apresentar a ficha técnica dos ingredientes e os pratos passam por testes para garantir que são adequados para o consumo de quem tem restrições alimentares.
Assim que as refeições estão prontas, as embalagens são encaminhadas para frigoríficos de ultracongelamento, para garantir o sabor, textura e nutrientes durante mais tempo. O único cuidado que o consumidor deve ter é manter o produto no congelador e, quando quiser consumir, não descongelar.
O menu da Pra Viagem conta com mais de 40 opções, incluindo para o público vegan e celíaco. As porções são individuais, variando de 100 a 130 gramas, e há combos semanais e quinzenais.
As empreendedoras investiram 400 mil reais (80 mil euros) na criação do negócio e esperam obter o dobro deste valor nos próximos seis meses. Para o futuro, têm a ambição de vender as suas refeições em supermercados e franchisings de alimentação saudável.