Marketplace para empreendedores afrodescendentes lançado em Portugal

Plataforma Nô Bai, desenvolvida pela ativista Mariama Injai, prepara-se para ser lançada no mercado português. 20 empreendedores afrodescendentes irão partilhar os seus produtos e serviços.
A partir de dia 23 de outubro, Portugal passa a contar com uma plataforma online dedicada aos negócios de empreendedores afrodescendentes. O Nô Bai foi desenvolvido pela ativista e influencer Mariama Injai, que tem vindo a tornar-se num dos rostos mais associados ao “Black Empowerment” em Portugal e que ficou conhecida pelo seu trabalho no mundo digital através do Instagram “AfroMary”. A plataforma permite encontrar e comprar num só local produtos e serviços fornecidos por pessoas da comunidade afrodescendente.
Segundo a fundadora da plataforma, Mariama Injai, “este projeto tem como objetivo colocar na montra digital negócios que pela sua dimensão e dispersão não atingem o seu máximo potencial”.
“Porque não existe em Portugal dados sobre a comunidade afrodescendente, este projeto vai permitir, ainda, o mapeamento e identificação de negócios de propriedade negra na economia portuguesa. Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, pretende ainda permitir a rápida intervenção conjunta da comunidade na procura de soluções para os desafios dos negócios negros”, acrescenta.
O evento de lançamento será o pontapé de saída para a mostra dos produtos e serviços que estarão disponíveis na plataforma e que, com a parceria com os CTT, poderão chegar a qualquer ponto do país.
Desde roupas, bijuteria, produtos de cuidado pessoal, restauração, serviços, entre outros setores de atividade, a plataforma contará com 20 empreendedores no lançamento, mas o objetivo é chegar aos 100 negócios de propriedade negra dentro de um ano, “representando um aumento de volume de negócios diretos para os empreendedores de 40% face ao volume fora da plataforma, e catalogar mais de 500 no diretório”, explica a jovem empreendedora em comunicado.
Para Mariama Injai, “o impacto do projeto não acaba na venda dos produtos e serviços. Pretende ir mais além e usar a força da comunidade para alavancar o conhecimento. Só desta forma cada empreendedor vai poder ver o seu negócio crescer de forma sustentável”.
A plataforma Nô Bai foi selecionada para o programa “Road 2 Web Summit” da Startup Portugal, pelo que vai estar presente na edição da Web Summit Lisbon deste ano, como Startup Alpha.