Fundo de Inovação anuncia 1,8 mil milhões de euros para projetos de tecnologias limpas

A União Europeia investiu em 17 projetos inovadores e de grande escala no domínio das tecnologias limpas. O montante total é de 1,8 milhões de euros.

São 17 os projetos que atuam no âmbito das tecnologias limpas selecionados pela União Europeia para receberem investimento na sequência de uma terceira ronda de subvenções do Fundo de Inovação.

Bulgária, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Países Baixos, Noruega, Polónia e Suécia são os países de origem dos projetos que foram avaliados por peritos independentes com base na sua capacidade de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, em comparação com as tecnologias tradicionais, e de inovar para além do estado da técnica, apresentando, porém, maturidade suficiente para serem implantados. O potencial dos projetos em termos de escalabilidade e rentabilidade foram outros dos critérios de seleção.

As subvenções do Fundo de Inovação visam ajudar a introduzir tecnologias revolucionárias no mercado das indústrias com utilização intensiva de energia, do hidrogénio, das energias renováveis, das infraestruturas de captura e armazenamento de dióxido de carbono e do fabrico de componentes essenciais para o armazenamento de energia e das energias renováveis. No total, o investimento é de 1,8 mil milhões de euros.

“As subvenções anunciadas irão ajudar empresas inovadoras de toda a Europa a desenvolverem as tecnologias de ponta de que necessitamos para impulsionar a transição ecológica. O Fundo de Inovação é um instrumento importante para potenciar as inovações no setor do hidrogénio renovável e outras soluções para a indústria europeia. Em comparação com a primeira ronda, o financiamento disponível aumentou 60%, permitindo-nos duplicar o número de projetos apoiados. Tal dará um grande impulso à descarbonização da indústria com utilização intensiva de energia na União Europeia”, explicou Frans Timmermans, vice-presidente executivo.

Entretanto, o Banco Europeu de Investimento proporcionará assistência ao desenvolvimento de até 20 projetos promissores pré-selecionados que ainda não estão suficientemente amadurecidos para receber uma subvenção. Neste caso, os projetos serão anunciados no quarto trimestre de 2022.

Refira-se que, com receitas superiores a 38 mil milhões de euros até 2030 (provenientes do Sistema de Comércio de Licenças de Emissão da UE), o Fundo de Inovação tem por missão criar incentivos financeiros adequados para que as empresas e as entidades públicas invistam na próxima geração de tecnologias hipocarbónicas e ao mesmo tempo conferir às empresas da União Europeia uma vantagem competitiva no panorama mundial.

Comentários

Artigos Relacionados