Rede Eureka reforça cooperação internacional em inovação

A Rede Eureka reforçou a cooperação internacional entre países no âmbito da inovação. A presidência portuguesa da Rede mantém-se até 31 de dezembro de 2022.
Tendo como objetivo reforçar a internacionalização da Rede Eureka, bem como a importância da cooperação transnacional, foi anunciada esta semana a integração da Coreia do Sul e do Canadá na Rede, assim como foi firmado o protocolo para a reassociação do Chile.
As novidades resultaram de uma reunião que envolveu os ministros, secretários de estado e altos representantes dos Estados-membros da rede Eureka, conjuntamente com representantes da Comissão Europeia, e na qual foi aprovada a entrada de novos países fora da Europa, enquanto membros de pleno direito.
O fortalecimento da rede Eureka, bem como do setor da inovação internacional, foi homologado através de um memorando de entendimento – assinado entre a Rede Eureka e a Comissão Europeia (visando o fortalecimento do papel crucial da Eureka no espaço europeu de investigação e na agenda europeia de inovação) – e que determina o investimento de 2 mil milhões de euros na denominada “Partnership on Innovative SMEs within the European Union’s Horizon Europe Framework Programme for Research and Innovation”, pode ler-se na página oficial do Governo português.
Este protocolo revela o reconhecimento por parte da Comissão Europeia da contribuição da Rede Eureka na concretização dos objetivos inerentes aos programas de financiamento comunitário para investigação e inovação, como fortalecer as bases científicas e tecnológicas da indústria.
O investimento, realizado por 37 países, pela Comissão Europeia e pela indústria, permitirá o financiamento de projetos, através do Eurostars e do Innowwide, de atividades de investigação, desenvolvimento e inovação, e da exploração de mercados.
Entretanto, foi também anunciado o prolongamento da presidência portuguesa da Rede Eureka, com término previsto para o final deste mês. Vai estender-se até 31 de dezembro de 2022.
A rede Eureka foi criada em 1985 e, desde então, já apoiou com 40 mil milhões de euros, 50 mil pequenas e médias empresas, instituições de ensino superior e centros de investigação, num total de 7 mil projetos de investigação e desenvolvimento.