6 pessoas são contratadas a cada minuto via LinkedIn. Siga estas dicas para se destacar.

Aproximadamente seis pessoas são contratadas a cada minuto através do LinkedIn, por isso é importante que saiba como destacar o seu perfil entre milhares. Siga as dicas de Charlotte Davies, especialista em carreira da rede social.

O LinkedIn tornou-se numa ferramenta importante para encontrar um novo emprego. De acordo com dados da rede social, estima-se que seis pessoas sejam contratadas a cada minuto através da plataforma.

Tendo em conta esta realidade, é necessário evitar certos erros para destacar o seu perfil. Ter um perfil incompleto é um dos erros mais comuns que as pessoas cometem, explica Charlotte Davies, especialista em carreira no LinkedIn, ao Business Insider, referindo que acredita que é preciso pensar na rede social como um currículo vivo.

“Trata-se realmente de pensar em como se destacar e garantir que tenha um perfil completo, para que, se eu estiver à procura de um candidato específico, as palavras-chave estejam lá e realmente mostrem a sua experiência e competências, para que seja mais fácil de encontrar”, aconselha Davies, sugerindo cinco dicas.

1. A sua foto de perfil é importante
Os membros do LinkedIn com uma foto de perfil obtêm, em média, 21 vezes mais visualizações de perfil e até nove vezes mais solicitações de conexão do que os membros sem foto, diz Davies.

É claro que ter uma foto não é garantia de uma vaga de emprego, mas ajuda os recrutadores a identificar quem é e dá-lhes uma noção do seu profissionalismo. “Não estou a dizer que precisa de uma sessão de fotos profissional, só precisa de algo que pareça atual, claro e bem iluminado, e certifique-se de que esteja no seu perfil”, sugere Davies.

2. Destaque as suas competências
Um bom perfil deve ter uma lista clara de competências e palavras-chave relevantes para a função ou setor em que deseja entrar. Isso ajudará os recrutadores a encontrá-lo, diz Davies. Perfis com cinco ou mais competências são contatados, em média, 27 vezes mais por outros utilizadores do LinkedIn, diz o especialista.

Davies aconselha que “se não tiver certeza”, pergunte a pessoas que lhe sejam próximas. Família, amigos e colegas podem atuar como boas caixas de ressonância para discutir competências potenciais para a lista. “Você pode ser pressionado a destacar coisas em que é bom e que provavelmente desconhece”, diz Davies.

Também pode usar a ferramenta de avaliação de competências do LinkedIn, que os utilizadores podem preencher e apresentar como um selo no seu perfil.

3. Crie conteúdo
A criação de conteúdo está a tornar-se cada vez mais comum no LinkedIn, pois os utilizadores usam a rede social para partilhar as suas experiências – sejam sobre fracassos ou sucessos – e conselhos gerais.

“Trata-se realmente de destacar competências e experiências fora do trabalho no seu perfil”, diz Davies. Isso pode exigir prática, então o conselho do especialista é tentar começar lentamente e aumentar a frequência de publicação até que se sinta confrontável.

O LinkedIn tem um recurso chamado Creator Mode. Se ativá-lo, o botão conectar no seu perfil mudará para seguir e destacará qualquer conteúdo que publicar.

4. Pense na sua rede
“Aproveite a sua rede”, aconselha Davies. Pense em quem poderia recorrer para obter conselhos, referências ou como potencial empregador.

As pessoas estão cada vez mais abertas a cafés virtuais ou oportunidades para partilhar os seus conselhos. No entanto, se entrar em contato com pessoas online, não as adicione apenas sem contexto. Inclua sempre palavras sobre como se conheceram, como as conhece ou apenas por que deseja estabelecer ligação.

5. Se está à procura de emprego, anuncie
Em outubro, a plataforma lançou uma nova ferramenta aberta para trabalho, que permite adicionar um porta-retratos ao seu perfil para que os recrutadores saibam que está à procura de emprego. Adicionar a hashtag #openforwork a postagens relevantes e ao seu perfil também pode ajudá-lo a destacar-se.

Comentários

Artigos Relacionados