Portugal de Startup em Startup com candidaturas até 14 de novembro
Programa é dirigido a start-ups portuguesas de base tecnológica e B2B, com oportunidade de trabalharem em projetos de seis parceiros da Microsoft.
O programa “Portugal de Startup em Startup” já iniciou a fase de submissão de candidaturas em curso até ao próximo dia 14 de novembro. Esta iniciativa conjunta da Microsoft Portugal, da Startup Portugal e da Beta-i, com o apoio do Ministério da Economia e da Transição Digital, tem como objetivo promover e apoiar a descentralização da inovação e do empreendedorismo no interior do país e ilhas, e é dirigida a start-ups portuguesas de base tecnológica e B2B.
De 15 a 26 de novembro as candidaturas serão avaliadas e posteriormente selecionadas as melhores start-ups tecnológicas para cada desafio. As start-ups escolhidas vão trabalhar em conjunto com os seis parceiros de indústria num deep dive colaborativo e terão oportunidade de explorar sinergias comerciais com diferentes áreas de negócio destes parceiros.
Os seis desafios lançados pelos parceiros são:
Corticeira Amorim – “Algoritmos de Inteligência para Controlo de Qualidade”: o objetivo é melhorar o processo de controlo de qualidade das rolhas de cortiça, através de leitura de imagem com recurso a algoritmos de deep learning, aumentando a eficiência do processo e escalando para potenciais defeitos das rolhas.
BA Glass – “Digitalização do processo da linha de produção”: pretende-se desenvolver um digital twin para um processo de fábrica end-to-end desde os batches de matéria prima às paletes de embalagem de vidro. Com foco na digitalização da linha de produção e recorrendo a equipamentos de IoT, o objetivo é criar uma visão em tempo real do processo de manufatura e acesso remoto aos sistemas originais.
Delta Cafés – “Digitalização do canal HORECA”: com o propósito de digitalizar as relações entre consumidores e comerciantes, a Delta pretende encontrar soluções de análise de dados a grande escala (Machine Learning, Inteligência Artificial, Data Mining e Big Data) gerando insights que permitam definir melhores estratégias de fidelização de clientes.
Eletricidade dos Açores – “IT Asset Management”: o desafio tem como objetivo a gestão de ativos informáticos no centro do processo de decisão, de forma a compreender o estado atual dos equipamentos, a sua alocação, os seus centros de custo e a respetiva gestão financeira.
Grupo Casais – “Inovar a gestão do trabalho nos locais de construção”: com a finalidade de implementar um sistema de gestão dos trabalhos em obra, a solução deverá incluir a respetiva alocação de tarefas, responsabilidades e integração com os sistemas de gestão de meios humanos e financeiros.
Prio – “Sensibilização dos cidadãos para gestão de resíduos”: desenvolvido em conjunto com a Delta Cafés e a Corticeira Amorim, este desafio tem como intuito aumentar a sensibilização do consumidor para a recolha diferenciadora de resíduos (óleos alimentares, cápsulas de café e rolhas de cortiça), através do desenho de um interface digital.








