Beta-i junta-se a vários stakeholders para criar a Portugal Tech League
A iniciativa da Beta-i quer informar e envolver a comunidade tecnológica nas políticas digitais europeias e reforçar a presença das start-ups nas discussões regulatórias.
A Portugal Tech League é o mais recente projeto da Beta-i, em conjunto com vários parceiros setoriais, e reúne várias organizações ligadas à economia digital em Portugal e na União Europeia com o objetivo de difundir informações pertinentes para o ecossistema e evitar a desinformação no que respeita a questões regulamentares relacionadas com a comunidade de start-ups e da economia digital. Em suma, um vasto leque de stakeholders que, desta forma, junta esforços para defender os interesses da comunidade portuguesa e europeia de economia digital.
De acordo com a informação divulgada pela Beta-i, o Portugal Tech League baseia-se em dois pilares. Por um lado, clarificar novas propostas legislativas nos espaços tecnológicos europeu e português e, por outro, recolher recomendações para divulgação pública, através de documentos com propostas de medidas dirigidas aos decisores políticos em Lisboa e Bruxelas.
O modelo de trabalho adotado pela Portugal Tech League funciona através de ciclos e, a cada dois meses, debruça-se sobre um tema em foco O primeiro será o novo Regime Europeu sobre a Inteligência Artificial, assumido como prioridade pela presidência Eslovena do Conselho da União Europeia para o segundo semestre. O objetivo passa por informar e envolver a comunidade digital na elaboração de documentos com propostas de medidas para partilhar com decisores políticos.
Numa primeira fase de trabalho é explicada a relevância do tema e o seu impacto nos empreendedores europeus. De seguida, o tópico será explorado de forma mais aprofundada, através de fontes credíveis e do lançamento de um podcast. O ciclo termina com uma chamada aberta para a comunidade partilhar a sua opinião e recomendações, para, em conjunto com os parceiros da iniciativa, prepararem um documento oficial com propostas de medidas. No final do ciclo, esse documento ficará disponível para download e será partilhado junto de decisores políticos europeus.








