Alaska Airlines recorre a IA para melhorar rotas de voo
 
                                                A companhia aérea está a recorrer à inteligência artificial para otimizar as suas rotas de voo. Os testes foram feitos nos últimos seis meses.
A companhia de aviação Alaska Airlines está a recorrer à inteligência artificial (IA) para poupar combustível e tempo nas viagens que realiza. Ou seja, através desta tecnologia, a companhia cria planos de voo mais otimizados e que chegam a ser 5,3 minutos mais rápidos que o sistema tradicional feito pela empresa.
De acordo com os responsáveis da companhia de aviação, e com o recurso ao software com inteligência artificial, as rotas de voo são feitas sob medida. “Rotas que em muitos casos nunca existiram antes e que levariam a um ser humano entre 30 a 40 minutos para descobri-las”, explicou Pasha Saleh, piloto da Alaska Airlines, citado pela Exame Brasil.
De qualquer forma, nesta fase, ainda cabe à equipa escolher se quer ou não usar a rota que foi gerada pela inteligência artificial. Nos seis meses de teste deste software, a Alaska Airlines economizou milhares de litros de combustível.








