10 Líderes empresariais partilham as suas dicas para um webinar eficaz

Sabe como cativar o seu público durante um webinar? 10 Líderes internacionais do setor empresarial partilham várias dicas para realizar um evento virtual entusiasmante e de sucesso

No último ano a popularidade dos webinars subiu em flecha devido à pandemia que acelerou a digitalização de muitas áreas de atividade, entre as quais a realização de conferências. O modelo de videoconferências veio para ficar e muitas empresas estão agora criar webinars para expandir o seu alcance geográfico, manterem ligação com a sua audiência e estabelecerem-se como líderes da indústria.

Esta forma de comunicar, quando bem feita, pode ser tão eficiente e envolvente como os formatos presenciais. Mas, e apesar do sucesso que tem conquistado, nunca é demais lembrar algumas “regras” para que tudo corra bem. Foi o que fez a Forbes que, para o ajudar a planear o seu próximo evento empresarial virtual, desafiou 10 membros do Conselho de Jovens Empreendedores a partilharem os seus melhores conselhos. Siga as suas recomendações.

Gravar para rever
“Os webinars educacionais são cruciais para qualquer negócio. Implementamos os nossos na nossa clínica em 2020 para educar as pessoas sobre a sua condição e mostrar-lhes o sucesso que temos tido na clíanica. A maioria dos proprietários de empresas não têm tempo para fazer três a quatro webinars por dia, portanto a solução passa por automatizá-los. Pré-gravar o webinar uma vez e passa-lo 24/7. Depois, o cliente pode inscrever-se e assistir quando lhe for mais conveniente”. – Christin Hubbard, Hill Country Clinic of Chiropractic PLLC.

Conheça a audiência e as suas necessidades
“Conheça a sua audiência e as suas necessidades para que possa desenvolver conteúdos adequados ao que procuram. Mantenha a mensagem simples, mas certifique-se que fornece três a cinco grandes lições principais. Os participantes querem ter oportunidade para se conectarem com os moderadores, fazer perguntas e interagir uns com os outros, portanto, encontre formas acessíveis de fazer isso acontecer. Finalmente, envie um questionário ou recolha feedback diretamente dos participantes para entender o que resulta ou não para si no próximo evento.” – Anna Anisin, Formulatedby.

Mostre como resolver problemas
“Nada é mais frustrante do que um discurso de vendas no final de um webinar depois de 45 minutos a discutir um problema. Procure falar sobre como resolvê-los de uma forma que aumente a confiança com os participantes. Essa confiança vai levar a mais oportunidades para a empresa durante o webinar.” – Andrew Howlett, Struck.

Dinamismo e envolvência
“Evite fazer webinars intermináveis e maçantes. Ninguém aguenta. O tópico pode ser interessante, mas se a apresentação e o conteúdo não funcionarem, o webinar dificilmente será partilhado o que não traz benefícios à sua marca. Pelo contrário, os webinars cativantes e dinâmicos envolvem o público. Não leia um guião ou slides. Use um esboço, mas fale espontaneamente. Convide os participantes a fazer perguntas e responda-as. Mas crie tempo para responder às questões durante o webinar e não apenas no final. Faça os slides visualmente atrativos e informativos. E mais importante: arranje um microfone decente”. – Corey Northcutt, Northcutt Enterprise SEO.

Incentive a audiência
“Quando a sua audiência aparecer, interaja e faça perguntas sobre os seus negócios ou situação e faça-os responder no chat. Temos tido um membro da equipa a fazer parte da audiência dos nossos webinars para interagir com os membros, responder a questões, fazer perguntas e criar conversações para aumentar o envolvimento. Outra estratégia é incentivar o atendimento. Ofereça algo para as pessoas que aparecem e ficam durante todo o webinar. Um desconto especial, um bónus extra, um giveaway… Ofereça algo que seja valioso para a aquela audiência em particular”. – Codie Sanchez, Contrarian Thinking & Entourage Effect Capital.

Adicionar valor
“Estas perguntas chave são imprescindíveis: Quem estará presente? Que desafios ou problemas estão a enfrentar? Quais são os seus objetivos? Se conhecer a sua audiência será muito mais fácil dar-lhes conhecimento que agregue valor. Pense sobre a marca visual e sobre qual a abordagem a adotar quando mostra o seu produto ou ofertas de serviço”. – Chimezie Emewulu, Seamfix Limited

Pausa para perguntas 
“Interaja com o público durante todo o webinar. Para reter o seu público, analise-o periodicamente fazendo uma pausa para ver se alguém tem perguntas ou fazendo uma votação interativa. Isto ajuda a fazer uma pausa para quem está a falar há 30 minutos seguidos. Não importa o quão divertido e valioso seja o seu conteúdo, começará a perder a atenção dos espetadores. Pode até mesmo converter esta ação em alguma forma de vantagem no final. Qualquer pessoa que enviar uma pergunta ou preencher a votação será elegível para ganhar um produto ou oferta especial, por exemplo”. – Matthew Podolsky, consultores jurídicos da Flórida, PA.

Aprofunde na sua especialidade
“Saiba que os conselhos gerais para a realização de negócios estão saturados, por isso aprofunde a sua área de especialidade. Todos os empreendedores têm pelo menos uma área em que se destacam. Talvez tenha uma visão clara de design ou talvez seja mais minucioso com os números de uma forma que os outros líderes não fazem. Seja qual for o seu conhecimento especial, faça o seu webinar sobre isso”. – Tyler Bray, TK Trailer Parts.

Planear recursos visuais
“Muitas pessoas pensam que os webinars são apenas sentar-se frente a uma câmara e apresentar informação verbalmente, mas essa não é a melhor forma de o fazer. A sua audiência irá registar melhor a informação se conseguir incorporá-la em diferentes formatos, como gráficos, slideshows, imagens, fluxogramas ou qualquer coisa que simplifique a informação para o público.
Contudo, isto depende muito do tópico do webinar. Por exemplo, se está a falar sobre um produto, em vez de usar gráficos, talvez queira demonstrar o seu uso ou método de montagem (se possível). Isto irá tornar mais fácil os participantes entenderem o produto. Tornar o seu webinar um sucesso é tudo sobre o valor que pode oferecer ao seu público”. – Thomas Griffin, OptinMonster.

As coisas podem correr mal
“Uma lição importante é que as coisas irão correr mal. Aprenda a aceitar isso. Aceitar que as coisas vão correr mal, ajuda-o a tornar-se mais adaptável. Perceba que não é a pessoa que está no controlo, mas sim que é uma conversa entre participantes com ideias semelhantes. Aceitar que as coisas vão correr mal também exige que se prepare. Isto pode ajudá-lo a identificar onde é que os problemas podem ocorrer. Isso não tem de ser algo negativo. Pode abrir possibilidades para a criatividade e o diálogo” – Shu Saito, All Filters.

Comentários

Artigos Relacionados