Como tornar as PME campeãs da transição digital?

Cada vez mais a transição digital é um fator de sucesso para as empresas, que podem usar a tecnologia a favor dos objetivos de negócios. Ficam algumas dicas da Páginas Amarelas.

A transição digital é um fenómeno que marca a atualidade e está a ser abraçada por todos, desde  as pequenas e médias empresas até aos micro-negócios. Contudo, e como em tudo, há “regras” /etapas neste processo de adaptação que convém não descurar e neste sentido a Páginas Amarelas, enquanto agência de marketing digital, compilou cinco dicas que  poderão significar grandes retornos para as empresas:

Alinhar a estratégia com o objetivo do negócio – Nesta “nova era” muitas das regras que orientavam as empresas deixaram de ter enquadramento. Assim, e antes de pôr em prática o seu processo de digitalização, é fundamental identificar as maiores lacunas e alinhar a nova estratégia com os objetivos do seu negócio.

Capacitar as pessoas –  Envolver as equipas e capacitá-las no processo é um passo importante, até para reduzir as resistências à medida que surgem novas iniciativas digitais. Não adianta ser só a gestão de topo a estar empenhada no processo, todos têm de estar mobilizados e capacitados para tal.

Recolher dados e tirar o melhor partido deles – Não basta acumular grandes quantidades de informação como resultado da transição digital.  A chave para uma transformação bem-sucedida está na captação e utilização de dados de forma eficaz e na orientação de mudanças ágeis com base nas tendências neles identificadas.

Invista na experiência do cliente – A sofisticação do design de serviços é cada vez maior, o que contribui para moldar a perceção do cliente perante a experiência de compra. Assim, quanto mais personalizada for essa experiência, mais rapidamente será novamente escolhida ou recomendada a outros potenciais clientes.

Reavalie a estratégia digital  – A transição digital nunca está concluída porque a tecnologia surpreende-nos diariamente com novidades. Por isso, acompanhar as inovações e ser ágil na sua implementação e no aproveitamento das suas vantagens é essencial para manter o negócio “na crista da onda” digital.

Comentários

Artigos Relacionados