Líderes empresariais nacionais mais confiantes que os europeus

Para analisar a forma como a confiança dos líderes empresariais foi alterada pela pandemia, o  Worldcom Public Relations Group lançou um análise sobre o tema.

O Worldcom Public Relations Group apresentou um estudo que acompanha os focos de maior atenção dos líderes empresariais de todo o mundo nos últimos nove meses de 2020, e uma das principais conclusões é a de que os líderes começaram a prestar mais atenção a tópicos diretamente relacionados com os colaboradores.

A qualificação e requalificação de colaboradores é, de momento, o tópico com o qual os 54 mil líderes tidos em conta pelo Índice de Confiança da Worldcom (WCI) mais interagem. Contudo, isso não se refletiu no aumento dos níveis de confiança quanto à capacidade de melhor qualificar os colaboradores. Este foi, aliás, o tópico com maior decréscimo de confiança desde abril – menos 7,3.%.

Reter talento foi o segundo tópico mais destacado pela maior atenção por parte dos líderes, e teve a segunda maior subida de todo o Índice, 124%. Mas, por outro lado, os líderes estão preocupados com a retenção dos colaboradores mais qualificados, numa altura em que muitas pessoas estão a repensar a sua vida profissional.

O Índice de Confiança da Worldcom incide no período entre abril e dezembro de 2020 por ser considerado o período temporal que melhor espelha as alterações de pensamento e de confiança dos líderes a nível global à medida que a situação pandémica evoluiu.

Como previsto pela Worldcom a sustentabilidade será um tópico de grande importância em 2021 e os líderes devem garantir uma estratégia clara quanto à comunicação da sua abordagem. Por outro lado, e embora o impacto e o papel dos media tenha caído do 1.º para o 3.º lugar da lista de tópicos com maior interação, este tópico recebeu o dobro da atenção desde abril. A confiança em lidar com os meios de comunicação caiu 3% nos últimos nove meses de 2020.

Em abril, a confiança dos líderes no uso da tecnologia, enquanto meio de inovação e colaboração, ocupava o 18.º lugar do Índice de Confiança. Em dezembro, foi o tópico do WCI no mobilizou maior confiança. A nível nacional, o nível de confiança neste tópico subiu consideravelmente entre abril e dezembro, 9.2 %.

Apesar dos níveis de confiança globais terem recuperado ligeiramente entre abril e dezembro (mais 1.7%), a confiança dos líderes na Europa mostrou a maior queda em relação aos seus pares de outras regiões. Enquanto Itália, Alemanha e França confirmam este decréscimo, Portugal assistiu a uma subida de 2%. A Europa passou de ser a região mais confiante de todo o Índice em abril, para ocupar, em dezembro, o quatro lugar, atrás da América do Norte, Ásia e Australásia.

Comentários

Artigos Relacionados