UpHill desenvolve novos recursos para apoio médico

Protocolos médicos, simulação virtual e artigos científicos à distância de um clique é a proposta da mais recente solução de apoio aos médicos desenvolvida pela UpHill.

A UpHill está a disponibilizar um conjunto de novos recursos que sintetizam a informação científica mais relevante para o diagnóstico e tratamento da Covid-19.  Acessível em mobile e desktop, a nova ferramenta destina-se aos profissionais de saúde, reforça os conteúdos disponíveis para diagnóstico e tratamento da doença e permite percorrer protocolos interativos com as últimas recomendações relativas à doença.

No total, a empresa publicou 13 protocolos de atuação, construídos com base nas normas da Direção-Geral da Saúde e nas orientações das organizações internacionais.

“Por detrás de cada decisão que um médico toma, há uma série de conhecimentos que precisam de acompanhar a evidência mais recente. Sabemos que perante a imensidão de produção científica que ocorre todos os dias e o pouco tempo que os profissionais de saúde têm disponível, especialmente no contexto atual, o processo de atualização é um desafio extremamente exigente. No entanto, é também a maior garantia de cuidados de qualidade e de segurança para os doentes”, explicou David Rodrigues, Lead Medical Advisor da UpHill.

O objetivo da empresa passa por disponibilizar informação de qualidade em formatos que permitam aos médicos transformar o conhecimento teórico em competências práticas, de forma rápida, permitindo-lhes tomar decisões mais conscientes e baseadas na evidência.

Assim, esta ferramenta, salienta a empresa, fornece diversos conteúdos centrados no diagnóstico e tratamento da Covid-19, agrupados por coleções, através das quais os profissionais de saúde podem focar a abordagem à doença em contextos específicos – por exemplo doentes internados em unidades de cuidados intensivos – ou em grupos específicos – por exemplo, as grávidas.

David Rodrigues lembra que “os protocolos ou algoritmos de decisão clínica condensam várias referências bibliográficas e dão visibilidade às decisões chave que acontecem perante um quadro clínico. Ao longo do protocolo, os profissionais de saúde podem consultar os critérios de inclusão ou exclusão implícitos em determinada decisão, aceder às opções terapêuticas mais adequadas para cada caso, consultar as referências bibliográficas que suportam cada escolha e refletir sobre todas as ações que devem anteceder cada uma delas. O processo torna-se, por isso, menos exigente em termos de tempo consumido e mais eficaz, na medida em que apresenta a evidência científica traduzida em ações, aplicáveis ao contexto real”, conclui.

Recorde-se que a UpHill  foi criada há quatro anos, por três médicos, e desde então tem vindo a desenvolver um conjunto de soluções que pretendem responder a algumas das necessidades mais prementes do setor da saúde. No final do ano passado, por exemplo, desenvolveu uma app que já tem mais de 100 mil utilizadores únicos em Portugal e já fechou contratos em vários países europeus.

Comentários

Artigos Relacionados