Jeff Bezos abre pré-escola gratuita para alunos de famílias carenciadas

A instituição denominada Bezos Academy será inaugurada a 19 outubro, em Des Moine, nos EUA, e destina-se a crianças dos 3 aos 5 anos que pertencem a famílias de baixo rendimento.
Jeff Bezos, fundador e CEO da Amazon, anunciou num post no Instagram que a primeira Bezos Academy, uma pré-escola gratuita para crianças de famílias com baixa rendimento, será lançada em outubro numa cidade ao sul de Seattle, nos Estados Unidos.
“Esta sala de aula é apenas o começo”, escreveu Bezos na legenda de uma foto que mostra uma estante de uma sala de aulas repleta de livros como “Rita & Ralph’s Rotten Day” (“Um dia difícil entre Rita e Ralph”, em tradução livre) e “My Papi Has A Motorcycle” (“Meu pai tem uma moto”, em tradução livre).
“A Bezos Academy abre as suas portas no dia 19 de outubro. Esta unidade em Des Moines, em Washington, é a primeira de muitas pré-escolas gratuitas que abriremos para crianças carentes”, escreveu.
A pré-escola funcionará num período integral durante todo o ano, cinco dias por semana e destina-se a crianças dos 3 aos 5 anos. De acordo com o site Bezos Day One, a escolha da cidade de Des Moines, uma cidade ao sul de Seattle, teve como base dados como o rendimento, participação em programas de alimentação gratuita e custo reduzido, falta de acesso a creches licenciadas e empresas locais que apoiarão o crescimento da instituição.
Bezos anunciou a sua intenção de construir uma rede de pré-escolas em novembro de 2018, quando lançou o fundo Bezos Day One avaliado em 2 mil milhões de dólares (1,7 mil milhões de euros). O fundo tem duas prioridades: fazer doações a organizações sem fins lucrativos que estão a ajudar famílias sem-teto e construir uma rede de pré-escolas. Desde o seu lançamento, o Bezos Day One doou cerca de 100 milhões de dólares (86 milhões de euros) por ano para várias organizações sem fins lucrativos com foco em sem-abrigos.
As escolas serão inspiradas no método Montessori, em que o ensino conta com currículos mais práticos, colaborativos e que mudam com base nos interesses individuais do aluno. Bezos frequentou uma escola Montessori quando tinha dois anos em Albuquerque, no Novo México. “Acredito que foi uma experiência muito enriquecedora para mim poder ir às aulas naquele ambiente e ser tão estimulado desde cedo”, disse Bezos à revista “Montessori Life” em 2000.
A rede de pré-escolas funcionará sob a ONG também chamada Bezos Academy. O grupo está em processo de contratação para um cargo que avaliará o desempenho do programa de ensino.