Spe Futuri Investidores: conheça os convidados desta semana

Francisco Horta e Costa e Ricardo Santos, respetivamente managing director da CBRE e CEO da Heptasense, são os convidados desta semana da terceira sessão de conversas Spe Futuri, Investidores. É na próxima quinta-feira, 30 de abril, pelas 12 horas. Ricardo Luz conduz a conversa.
Já são conhecidos os próximos convidados da terceira sessão da iniciativa Spe Futuri, Investidores, marcada para dia 30 de abril, às 12 horas. Desta vez, Ricardo Luz vai conduzir a conversa com Francisco Horta e Costa, managing director da CBRE Portugal, e Ricardo Santos, CEO da Heptasense.
Em cima da mesa voltam a estar temas relacionados com a visão dos convidados sobre a atualidade, nas vertentes social e económica, bem como com o impacto causado pela pandemia do Covid-19 nos projetos em que estão envolvidos e no ecossistema empreendedor nacional.
Espera-se um momento de partilha de experiências entre os convidados, disponível nas redes sociais do Link To Leaders (Facebook, YouTube e LinkedIn), já na próxima quinta feira.
Esta é a terceira sessão de conversas com investidores e empreendedores realizada no âmbito da iniciativa Spe Futuri, Investidores, um projeto Link To Leaders em parceria com o empresário Ricardo Luz.
A primeira Conversa Spe Futuri, contou com as presenças de António Murta, fundador e CEO da Pathena, e Renato Oliveira, fundador e CEO da eBankit, e a segunda de João Brazão, CEO da Eureekka e business angel, e João Marques da Silva, CEO da CateringAssiste.
Francisco Horta e Costa é manager diretor da CBRE Portugal desde outubro 2012, um grupo internacional especializado na prestação de serviços para o setor imobiliário com mais de 90 mil colaboradores a nível mundial. A CBRE oferece um conjunto de serviços integrados, que incluem consultoria estratégica e mediação em operações de venda e arrendamento de imóveis, promoção, investimento imobiliário, gestão de imóveis, gestão de instalações, gestão de projetos, serviços de avaliação e research.
Após uma breve experiência no Citibank, Francisco Horta e Costa trabalhou para a empresa de construção espanhola Agroman/Ferrovial como responsável de tesouraria. Em 1998 ingressa na CBRE onde esteve 10 anos, tendo sido responsável pela gestão de dois fundos de investimento imobiliário, bem como responsável pelo departamento de investimento durante sete anos, onde coordenou e liderou várias operações relevantes no mercado com investidores nacionais e internacionais.
Em setembro de 2008 começou a colaborar com a Norfin – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Imobiliário como diretor comercial e internacional e administrador da empresa em Espanha. Regressou à CBRE em novembro de 2009 como senior director com responsabilidades transversais a diferentes áreas na relação com investidores institucionais, incluindo Capital Markets, fazendo parte do “European Cross Border Capital Markets Group”. Entre 2016 e 2018 foi Chairman do Urban Land Institute (ULI) em Portugal e desde 2019 que faz parte do Executive Committee.
Ricardo Santos é CEO da Heptasense, uma start-up que desenvolveu um software de análise de vídeo para que as câmaras de videovigilância consigam detetar e alertar sobre situações de risco para a segurança, e fornecer métricas acerca do movimento de pessoas e veículos, sem identificação dos mesmos para proteger a privacidade.
Formado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, pelo Instituto Superior Técnico, Ricardo Santos também foi investigador na Faculdade de Ciências, o que o levou a duas nomeações pelo MIT Technology Review’s Innovators Under 35.
Na Heptasense é responsável pelo desenvolvimento do negócio, e pela prospeção e relação com os clientes e parceiros, existindo já em seis países da Europa, incluindo empresas de retalho, real-estate, autoestradas e fábricas.