Empresas estão mais atentas ao bem-estar emocional dos colaboradores

O bem-estar emocional dos colaboradores parece estar cada vez no centro das prioridades das empresas, de acordo com um estudo da Aon.

O Emotional Health Survey 2019, um estudo promovido pela Aon divulgado esta semana, concluiu que 58% das empresas têm, ou estão a desenvolver, estratégias que promovam o bem-estar dos seus colaboradores.

O estudo tem como finalidade analisar a forma como as empresas, a nível mundial, estão a assegurar o bem-estar emocional dos seus recursos humanos, e chegou a alguns indicadores que permitem perceber até que ponto esta componente faz parte das preocupações das empresas. E apesar da crescente tendência para se dar atenção a esta vertente, a pesquisa da Aon revela que ainda só 30% das estratégias de bem-estar corporativas contemplam a componente da saúde emocional.

Este resultado, refere o estudo, reflete a falta de investimento na implementação deste tipo de programas com 80% das empresas a assumir que não tem orçamento suficiente para o fazer. Por outro lado, a fraca adesão dos colaboradores a estes programas (inferior a 25% na maioria das empresas) também pode estar na origem do desinvestimento das empresas neta matéria. Ainda segundo o Emotional Health Survey 2019, 81% das empresas acredita que, nos próximos três anos, o bem-estar emocional se tornará uma prioridade.

O reconhecimento da saúde emocional como fator fundamental para o engagement com os colaboradores, promoção da saúde física e mental, e melhoria da produtividade, tem levado cada vez mais empresas a priorizar o tema nas suas estratégias de recursos humanos, sendo já aceite pela maioria como um dos três drivers principais para o bem-estar no local de trabalho.

Nuno Abreu, diretor de HR Solutions da Aon Portugal, salientou que “o reconhecimento da saúde emocional como fator fundamental para o engagement com os colaboradores, promoção da saúde física e mental, e melhoria da produtividade, tem levado cada vez mais empresas a priorizar o tema nas suas estratégias de recursos humanos, sendo já aceite pela maioria como um dos três drivers principais para o bem-estar no local de trabalho”.

O Emotional Health Survey 2019 foi realizado no primeiro trimestre de 2019 e contou com a participação de 168 empresas, de 10 países. Esta análise parte do conceito integrado de bem-estar corporativo que, de acordo com a metodologia adoptada pela Aon, resulta da integração de cinco dimensões intimamente interligadas: Física, Emocional, Social, Financeira e Carreira.

Comentários

Artigos Relacionados