Não está contente com a educação dos seus filhos? Faça como Elon Musk

O que é que uma das mentes mais brilhantes do mundo atual faz quando não está satisfeito com a educação dos seus filhos?
A resposta é: cria uma escola! Seria de esperar que o CEO da Tesla, SpaceX, The Boring Company quisesse uma educação diferente para os cinco filhos, afinal, a visão de Musk parece não se adequar à do resto do mundo.
Quem é que se lembraria de criar uma escola com ensino alternativo para os seus filhos? O mesmo homem que lançou um carro para o espaço como uma estratégia de marketing. Não é apenas o carro que vai em direção às estrelas. As crianças da escola criada por Elon, a Ad Astra School, parecerem seguir na mesma trajetória. Em português, Ad Astra significa “para as estrelas”.
Ao contrário de todos os outros projetos em que o empresário está envolvido, existe muito pouca informação sobre a Ad Astra School. Website, número de telefone ou informação sobre os professores são dados inexistentes. Musk só se manifestou publicamente sobre a escola uma vez, numa entrevista a uma rede de televisão chinesa. “Não há matriz curricular”, referiu o multimilionário. “Algumas pessoas adoram o inglês ou outros idiomas, outras, a matemática, outras, a música. São habilidades diferentes. Faz mais sentido oferecer uma educação que se adapte às suas habilidades e aptidões”, explicou.
Um dos métodos da escola é fazer com que as crianças se foquem na resolução dos problemas e não nas ferramentas. Exemplo desta prática é o problema enunciado pelo fundador da Singularity University, Peter Diamandis, num artigo publicado no Huffington Post sobre como reinventar a maneira como ensinamos as crianças. “Aqui está um exemplo do tipo de anedota que ouvi existir na Ad Astra, que poderia constar em um módulo sobre moral e ética. Imagine uma pequena cidade num lago, onde a maioria da cidade está empregada numa única fábrica. Mas essa fábrica está a poluir o lago e a matar toda a vida. O que você faria? Se fechar a fábrica, é provável que todos fiquem desempregadom. Por outro lado, manter a fábrica aberta significa que o lago será destruído e morrerá. Esse tipo de conversa rotineira permite que as crianças vejam o mundo de uma forma extremamente importante.”
A Ad Astra School já conta com 40 alunos, entre eles filhos de funcionários da SpaceX. Recentemente, a BBC conseguiu acesso a alguma informação sobre esta escola e, pelo que refere, não é preciso nenhum teste de QI, ao contrário do que se dizia anteriormente. Para os alunos entrarem basta fazerem uma pequena visita e interagirem com uma equipa que decide se a criança pode receber este tipo de educação alternativa.
Ainda de acordo com a BBC, em breve o acesso à escola vai deixar de ser tão restrito. No entanto, o número de alunos vai-se manter baixo, de forma a preservar o espírito inovador.