Ideias e planos de negócios em concurso
O concurso quer incentivar a criação de conceitos de negócios e de novas empresas e, no total, vai disponibilizar 140 mil euros aos vencedores.
Já estão a decorrer, até 29 de dezembro, as inscrições para a 9.ª edição do Arrisca C, um concurso nacional de ideias e planos de negócios, promovido pela Universidade de Coimbra e por um consórcio composto por mais de uma dezena de parceiros.
“Chegou o momento de dares o salto para o Sucesso” é o conceito desta edição, à qual podem concorrer candidaturas individuais ou em equipas até cinco elementos. Neste caso, pelo menos um dos elementos da equipa tem de ser estudante ou diplomado há menos de cinco no ensino superior nacional. Consulte o regulamento aqui.
Os projetos devem ser enquadrados numa de duas tipologias:
Tipologia A – Concurso de Ideias de Negócio: Ideia de Negócio ainda em fase de conceção, sem plano de negócio desenvolvido e sem empresa constituída à data de submissão da candidatura;
Tipologia B – Concurso de Planos de Negócio: projeto inovador, com plano de negócio para a constituição de uma empresa que explore comercialmente o projeto, ou com empresa constituída há menos de um ano à data de submissão da candidatura.
As ideias devem ser apresentados no modelo Elevator Pitch com um vídeo de dois minutos. O júri vai centrar a sua avaliação apenas no conteúdo da mensagem do vídeo e não em aspetos relacionado com a qualidade de produção do mesmo.
A par das categorias de ideias de negócio e planos de negócio, o Arrisca C vai considerar ainda o prémio “Ensino Secundário”, dirigido aos alunos do ensino secundário e técnico-profissional que podem, assim, apresentar as suas ideias de negócios, e o prémio “Social ao Centro”, neste caso para distinguir um projeto que promova a inovação e o empreendedorismo no domínio social.
Além de um prémio pecuniário, que será entregue quando a empresa for constituída, os vencedores do Arrisca C são inseridos gratuitamente numa incubadora e vão poder contar com a mentoria dos parceiros do concurso.
O Arrisca C é apoiado pelo programa INOV C 2020, projeto cofinanciado pelo Centro 2020 através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
