Google tem ferramenta que prevê cheias com até sete dias de antecedência
O Google Flood Hub surge como uma plataforma gratuita que recorre à inteligência artificial para prever cheias, ajudando a alertar comunidades.
Recentemente, as depressões Kristin e Leonardo voltaram a evidenciar a importância de contar com sistemas de alerta para inundações. O Google Flood Hub é uma plataforma gratuita que utiliza inteligência artificial e dados públicos para antecipar cheias até sete dias antes de acontecerem.
O Flood Hub mostra mapas de inundação locais, tendências dos níveis de água nos rios e previsões em tempo real baseadas em modelos de IA. Além disso, as informações podem ser partilhadas facilmente através de redes sociais, permitindo que comunidades inteiras sejam alertadas rapidamente. A ferramenta não tem custos e não exige registo.
O Flood Hub utiliza dois modelos de IA complementares. O primeiro prevê a quantidade de água que irá fluir num rio, processando dados meteorológicos. Já o segundo simula o comportamento da água à medida que esta se move pela planície aluvial, prevendo quais as áreas afetadas e a altura que a água atingirá.
Segundo estudos publicados na revista Nature, o sistema consegue fazer previsões fiáveis com cinco dias de antecedência tão eficazes quanto as previsões para o próprio dia dos sistemas tradicionais. As previsões são posteriormente integradas no Google Search, Google Maps e em notificações Android.
Atualmente, o Flood Hub cobre bacias hidrográficas em mais de 150 países, fornecendo previsões críticas para 700 milhões de pessoas.
Este tipo de tecnologia já provou a sua eficácia, reduzindo até 43% das mortes causadas por inundações e diminuindo as perdas económicas entre 35% e 50%, graças aos alertas antecipados que permite emitir.








