Católica Porto Business School cria centro para reforçar a gestão global das organizações
A Católica Porto Business School lançou um novo centro desenvolvido em parceria com a Fundação Ilídio Pinho e a KPMG Portugal, que aproxima a investigação académica da prática empresarial e que visa reforçar a capacidade de gestão global das organizações.
A Católica Porto Business School apresenta hoje oficialmente o Centre for Impact in Global Management (CIGMA), um novo centro dedicado ao desenvolvimento das capacidades de gestão global das organizações. O CIGMA aproxima a investigação académica da prática empresarial, apoiando decisões estratégicas de excelência, orientadas para a competitividade e para a criação de valor sustentável a longo prazo.
Resultado de uma parceria entre a Católica Porto Business School, a Fundação Ilídio Pinho e a KPMG Portugal, o CIGMA conta com o apoio da AEP – Associação Empresarial de Portugal, da AEMinho e da Associação das Empresas Familiares, reforçando a sua ligação ao tecido empresarial e institucional.
“O CIGMA nasce com a missão de promover uma abordagem inovadora da gestão, alinhada com os grandes desafios geopolíticos, económicos, sociais e organizacionais da atualidade. Assente numa perspetiva interdisciplinar, o centro pretende aproximar o conhecimento académico da realidade empresarial, contribuindo para o desenvolvimento de uma gestão de topo responsável, informada e orientada para o impacto”, explica a instituição de ensino em comunicado.
Segundo Susana Costa Silva, diretora do Mestrado em Marketing e codiretora do CIGMA da Católica Porto Business School, “queremos que o centro se torne uma referência nacional e internacional na articulação entre a investigação de excelência e a prática empresarial, contribuindo para a capacitação da gestão nas organizações portuguesas e para a sua competitividade global.”
Ana Salomé Martins, também codiretora do CIGMA da Católica Porto Business School, refere que “o centro assenta em três convicções: a gestão de topo é decisiva para o desempenho coletivo; este nível da gestão tem exigências específicas, cujo desenvolvimento é crucial; e a gestão global implica hoje integrar dimensões cada vez mais complexas e interdependentes – um desafio particularmente crítico para médias empresas e grupos familiares.”
Conferência de lançamento reúne líderes empresariais de referência
Para assinalar o lançamento do CIGMA, realizar-se-á uma conferência hoje, às 17h00, no Auditório Carvalho Guerra, no campus do Porto da Universidade Católica Portuguesa.
A conferência contará com a participação de Ilídio Pinho, fundador e presidente da Fundação Ilídio Pinho, como keynote speaker, e seguir-se-ão dois painéis de debate com alguns dos mais reconhecidos líderes empresariais portugueses. O painel “O Sistema Operativo da Empresa: Disciplina, Cultura e Inovação” será moderado por Ana Salomé Martins e contará com a participação de Carlos Alves (Chairman, HFA), Clara Gonçalves (COO, Inductiva) e Carlos Magalhães (CEO, WEGHO).
O segundo painel, “Liderança, Legado e Ambição Global“, será moderado por Luís Magalhães (Head of Tax, KPMG) e reunirá Isabel Furtado (CEO, TMG Automotive), António Portela (CEO, Bial), Carlos Mota Santos (CEO, Mota-Engil) e José Germano de Sousa (Presidente, Associação das Empresas Familiares).
A sessão de encerramento contará com a presença de Manuel Castro Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial (a confirmar).








