Casa do Impacto lança 4.ª edição do Triggers para acelerar projetos ambientais

O programa de aceleração da Casa do Impacto já apoiou mais de 70 projetos nas áreas da sustentabilidade, energia limpa, economia circular e inovação social, transformando ideias em negócios reais com impacto ambiental e social mensurável. Candidaturas abertas até 29 de dezembro de 2025.

A Casa do Impacto, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em conjunto com os seus parceiros, abriu candidaturas para a 4.ª edição do programa Triggers, que visa apoiar projetos em fase de desenvolvimento e validação com foco em soluções para problemas ambientais.

Os três finalistas terão acesso a uma bolsa mensal no valor de cerca de 691 euros durante a fase de capacitação (10 a 12 semanas) e, no final do programa, consoante a sua classificação no pódio, poderão arrecadar 5 mil, 3 mil ou 2 mil euros. Além disso, esta edição volta a garantir incubação, apoio a novos projetos e um volume global de apoio superior a 34 mil euros, entre bolsas, prémios e acompanhamento especializado.

Com foco em áreas como energia limpa, economia circular, mobilidade sustentável, educação ambiental e gestão de resíduos, entre outras, o Triggers já apoioi 70 projetos em três edições,. Ao longo das três primeiras edições, foram atribuídos perto de 98 mil euros em prémios, bolsas e apoio direto à incubação e aceleração, além de centenas de horas de mentoria, formação e acompanhamento especializado.

“Qualquer um dos projetos que o programa apoiou é hoje um exemplo claro de como o Triggers não se limita a incubar ideias; transforma visões em negócios reais com utilidade social e ambiental, promove a geração de valor económico e potencial de escala. A participação de um conjunto de empresas muito relevantes no setor em mais uma edição do programa permite-nos aproximar estes projetos do contexto real, preparando-os para uma entrada no mercado alinhada com os padrões e necessidades de futuros clientes das suas inovações”, afirma Nuno Comando, diretor da Casa do Impacto.

A primeira edição marcou o arranque do programa com uma aposta estratégica no ecossistema: 30 mil euros investidos em 3 equipas finalistas, num programa intensivo de 5 meses de aceleração. A La Virgule (agora Artefact) conquistou o 1.º lugar com um projeto de circularidade no setor do desporto, seguindo-se a AniMob, dedicada à gestão sustentável de terrenos e gado, e a Matterpieces, focada na valorização de resíduos da construção.

Na segunda edição, o Triggers voltou a distinguir soluções com impacto comprovado. A Generosa Nature, a vencedora, destacou-se pelo desenvolvimento de produtos sustentáveis para o cuidado de plantas a partir de subprodutos naturais. A WiseDrop, em 2.º lugar, trouxe inovação à gestão da água no setor hoteleiro e a Windcredible, em 3.º lugar, apostou na democratização da energia eólica urbana. Nesta edição, introduziu-se um programa de bolsas de empreendedorismo de 691 euros por mês, destinadas aos 10 projetos participantes da fase de capacitação e aos três finalistas durante a fase de incubação, elevando, assim, o valor total de prémios e bolsas do programa para 34 mil euros.

A terceira edição confirmou a maturidade do programa. Após um processo com 63 candidaturas, 10 projetos selecionados para a fase final de aceleração, 39 mentores envolvidos e dezenas de horas em bootcamp, 8 masterclasses e 96 sessões de mentoria, o pódio foi ocupado pela Humiverso, que desenvolve soluções de vermicompostagem para transformar resíduos orgânicos em fertilizante, pela Ra-Ro, uma plataforma de retalho dedicada à preservação da herança produtiva e da biodiversidade, e pela Digna Engenharia, focada no desenvolvimento de comunidades sustentáveis no setor da habitação.

O Triggers conta novamente com o apoio de parceiros muito relevantes do mundo empresarial, entre os quais UpComing Energies by GALP, a EDP, o Crédito Agrícola e com o suporte da 3XP Global, que cofinanciam a iniciativa da SCML e providenciam acesso a uma vasta rede de conhecimento, mentoria e oportunidade de validação no mercado.

A 4.ª edição do Triggers integra-se no Consórcio CONNECT – Transformar Conhecimento em Impacto, uma iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social financiada no âmbito do Programa Regional Lisboa 2020 / Portugal Inovação Social, liderada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, através da Casa do Impacto, em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa (Yunus Social Innovation Center).

As candidaturas estão abertas até 29 de dezembro aqui.

Comentários

Artigos Relacionados