Armilar anuncia primeiro fecho do Fundo IV com 120 milhões de euros
O Fundo destina-se a investir em tecnologias disruptivas na Península Ibérica e na Europa e foca-se em rondas de Série A.
A Armilar anunciou o primeiro fecho da quarta geração dos seus Fundos bandeira, assegurando mais de 120 milhões de euros para investir em tecnologias disruptivas em Portugal, Espanha e na Europa. Com uma forte alocação à Península Ibérica, o Armilar IV e foca-se em rondas de Série A e a sua tese de investimento centra-se na interseção entre tecnologias digitais e hard science, apoiando start-ups B2B com elevado conteúdo tecnológico que resolvem problemas de nível mundial. Abrange uma ampla variedade de setores e tipos de aplicações, da inteligência artificial à cibersegurança, do desenvolvimento de software à infraestrutura e à computação, da digitalização à automação, do fintech ao healthtech, passando por spacetech e tecnologias dual-use.
“O Armilar IV representa um passo natural para a nossa empresa — a oportunidade de expandir a nossa plataforma de investimento em Séries A e continuar a apoiar fundadores excecionais à medida que levam as suas tecnologias desde a validação à escalabilidade”, afirmou Pedro Ribeiro Santos, Managing Partner da capital de risco portuguesa. Acrescentou que “vemos inovação de um nível extraordinário a emergir na Península Ibérica e por toda a Europa — e queremos ajudar estas empresas a crescer a nível global”.
O fundo atraiu uma base sólida de investidores institucionais, incluindo o Fundo Europeu de Investimento (FEI), a Caixa Capital e a Sociedad Española para la Transformación Tecnológica (SETT) — com o veículo NextTech de Espanha para inovação em deep tech.
De acordo com Duarte Mineiro, Partner da Armilar, o objetivo da capital de risco “é construir um portefólio de aproximadamente 20 empresas durante a duração do fundo. A Península Ibérica representa uma oportunidade de crescimento, pois combina talento de classe mundial, uma intensidade crescente em I&D e um apoio institucional cada vez maior. Estamos extremamente gratos ao grupo de investidores que partilha desta visão e que nos confia a responsabilidade de aproveitar esta oportunidade em seu nome”.
Em comunicado, a Armilar sublinha que o lançamento deste fundo ocorre num momento decisivo para o ecossistema europeu de tecnologias avançadas, com Espanha e Portugal a demonstrarem um forte dinamismo em investimento de risco e atividade inovadora.
A gestora reporta um dealflow muito ativo, refletindo a maturidade e o potencial dos fundadores e das start-ups orientadas para a investigação no sul da Europa. A empresa já estabeleceu contacto com dezenas de equipas fundadoras altamente motivadas e está atualmente a analisar várias start-ups como parte do seu pipeline de investimento para 2025.
A Armilar continuará a angariar fundos para o Armilar IV, com o objetivo de duplicar o tamanho do fundo até ao final de 2026.








