Studios.pt, a associação que quer fortalecer o ecossistema de venture studios em Portugal
Portugal tem agora uma associação que quer revolucionar a forma como se criam start-ups. Chama-se Studios.pt e reúne venture studios, empreendedores e investidores com o objetivo de acelerar a inovação colaborativa e fortalecer o ecossistema de venture studios no país.
A Studios.pt nasce para ser uma rede colaborativa entre venture studios, empreendedores, investidores e instituições para impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável de start-ups no país. Com uma abordagem integrada que vai desde a ideação até à consolidação das empresas, a associação aposta na criação de sinergias estratégicas e na representação dos interesses do setor junto de decisores públicos e privados, posicionando Portugal num papel de destaque no ecossistema global de inovação.
O seu propósito é “fomentar o modelo de venture studio em Portugal e consolidá-lo como plataforma estratégica para a criação de empresas inovadoras”. A Studios.pt – criada por um coletivo de empreendedores portugueses, studios, investidores e agentes institucionais – propõe uma alternativa ao desenvolvimento tradicional de start-ups, ao reunir competências em ideação, desenvolvimento, mentoria e investimento, sempre orientada pela colaboração estruturada entre diferentes setores do ecossistema, explica em comunicado.
“Desde o início, o objetivo tem sido promover sinergias entre indústria da tecnologia, grandes empresas corporativas, academia, e agentes de inovação, criando um tecido empresarial mais dinâmico e resiliente, capaz de responder aos desafios da economia digital e à rápida transformação tecnológica. Agora formalizamos a intenção num projeto desafiante”, afirma João Neves Monteiro, executive director da Studios.pt e CEO da CRON STUDIO.
No centro da atuação da Studios.pt está a defesa do venture studio como plataforma de aceleração empresarial, na qual o processo de criação de startups decorre internamente, desde a geração da ideia à consolidação da empresa. Para alcançar esse resultado, o modelo aposta na utilização sistemática de recursos próprios – infraestrutura, capital, desenvolvimento de produtos e recrutamento – e na integração direta de equipas especializadas e de talento nacional.
Serão realizadas conferências, debates públicos e workshops destinados a clarificar o modelo perante empreendedores, investidores, instituições académicas, tecido empresarial e decisores públicos. Em paralelo, a associação irá mapear e monitorizar regularmente a atividade dos studios, divulgando boas práticas, casos de estudo e dados estatísticos sobre o setor, bem como incentivando a publicação de investigação relevante sobre o desenvolvimento de startups em Portugal.
Nos objetivos da nova associação – que conta com Rui Gouveia (da Build Up Labs) como presidente; João Neves Monteiro (da CRON STUDIO), como Executive Director; ou ainda Miguel Fernandes (da Dengun), como Secretary General -, estão a promoção de parcerias entre atores nacionais e internacionais, facilitando a troca de conhecimento entre todos os participantes do ecossistema da inovação, e a contribuição para as definições legais e regulamentares dos venture studios.
A atividade associativa passará ainda pela elaboração de bases de dados sobre os players nacionais e internacionais envolvidos no setor, pela captação e integração de novos associados e pelo desenvolvimento contínuo de novos projetos que reforcem o impacto do modelo em termos de inovação, transferência de conhecimento e dinamização do tecido empresarial português.
“Queremos que a Studios.pt seja palco de colaboração genuína entre todos os agentes do ecossistema e um catalisador do potencial empreendedor nacional. Pretendemos posicionar Portugal entre os mercados europeus de referência para a inovação baseada no modelo de Venture Studio, promovendo não só a criação de startups, mas sobretudo a construção de empresas sustentáveis e relevantes, com impacto global”, destaca Rui Gouveia, presidente da associação.
A Studios.pt fará a sua primeira apresentação pública a 10 de novembro, às 15hoo, no Hood Lisboa, num evento-satélite da Web Summit. O “Venture Studios – Web Summit Side Event” vai juntar investidores, empreendedores e empresas para discutir este modelo emergente de aceleração de startups. As inscrições já estão abertas e os lugares são limitados.








