WSense garante 10 milhões para expandir tecnologia Wi-Fi subaquática. Indico participa na ronda.
A italiana WSense captou 10 milhões de euros numa ronda em que participaram a Indico Capital Partners e a SIMEST. A empresa está a expandir a sua rede de Wi-Fi submarino, uma tecnologia que promete transformar as comunicações e a monitorização no ambiente subaquático.
A WSense, empresa italiana de tecnologia oceânica que viabiliza Internet através de sistemas de Wi-Fi submarino, anunciou o fecho de uma ronda de investimento de 10 milhões de euros com o Blue Fund da Indico Capital Partners e a SIMEST que se juntam assim a outros acionistas como a Fincantieri, Swen Capital, CDP (Cassa Depositi e Prestiti), Rypples, RunwayFBU, and Axon.
A scale-up italiana, que desenvolve sistemas de monitorização e comunicação sem fios subaquáticos, eleva assim o total de fundos angariados para mais de 25 milhões de euros.
Fundada por Chiara Petrioli, professora de Engenharia Informática na Sapienza University e CEO desde 2022, a WSense oferece soluções que garantem a interoperabilidade de redes sem fios adaptativas entre sensores subaquáticos de vários fornecedores e veículos autónomos, com fiabilidade e escalabilidade incomparáveis.
A empresa conta com parcerias com lideres globais do setor como a Saipem, Fincantieri, ENI, Terna, Alcatel Submarine Network. As tecnologias patenteadas da WSense permitem comunicações sem fios subaquáticas em tempo real, seguras e económicas, possibilitando a recolha de Big Data nos oceanos a uma escala sem precedentes. Esta capacidade está a revolucionar a nossa compreensão dos ecossistemas marinhos e a possibilitar novas aplicações, desde a monitorização e proteção de infraestruturas críticas até redes robóticas autónomas residentes que apoiam a transição energética e a monitorização ambiental em tempo real, explica a empresa em comunicado.
Segundo Chiara Petrioli, CEO da WSense, “a entrada de novos investidores, como a Indico Capital Partners e a SIMEST, representa um forte reconhecimento do valor da nossa tecnologia e da nossa estratégia de crescimento internacional. Com a conclusão desta ronda, o financiamento total da WSense supera os 25 milhões de euros e graças ao apoio de importantes parceiros industriais e financeiros, vamos acelerar o desenvolvimento de soluções IoT de ponta para a transição energética, a segurança das infraestruturas e a proteção dos oceanos.”
Já Stephan de Moraes, Presidente da Indico Capital Partners, refere que “a Wsense é um ótimo exemplo das profundas capacidades tecnológicas de Itália e das oportunidades emergentes em tecnologias relacionadas com os oceanos. Sendo uma empresa de tecnologia de utilização dupla, com fortes parceiros industriais e uma clara trajetória de crescimento, a Wsense está bem posicionada para a próxima fase de desenvolvimento. Estamos muito satisfeitos por apoiar esta nova fase de crescimento e por trabalhar com a equipa da WSense.”
Prevê-se que o setor subaquático global atinja um valor de mercado de 400 mil milhões de euros até 2030, com soluções tecnológicas inovadoras a representarem mais de 30 mil milhões de euros. Neste contexto, a WSense tem como alvo o mercado global de comunicações subaquáticas, estimado em cerca de 10 mil milhões de euros anuais.
A crescente importância estratégica do domínio submarino é evidenciada pelo facto de existirem atualmente 552 cabos submarinos que abrangem um total de 1,4 milhões de quilómetros, através dos quais 98% das comunicações digitais globais, incluindo transações financeiras e comerciais, são transmitidas, segundo dados da Marinha Italiana.








