Nova SBE e Fundação Amélia de Mello lançam Bolsa de investigação em inovação social

Com um valor de 150 mil euros, a Bolsa irá financiar um projeto de investigação original e transformador que responda, com impacto, a desafios sociais relevantes.

A Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e a Fundação Amélia de Mello (FAM) acabam de anunciar a abertura das candidaturas à Bolsa Amélia de Mello – Inovação Social.  Trata-se de uma Bolsa que pretende distinguir, e ser um suporte financeiro, para os investigadores que estejam a desenvolver projetos com potencial de impacto social mensurável.

Assim, e com um valor de 150 mil euros, esta Bolsa irá financiar, durante três anos, um projeto de investigação original e transformador que responda, com impacto, a desafios sociais relevantes, e que contribua de forma significativa para o cumprimento das metas nacionais e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Estamos convictos que esta nova bolsa representa uma oportunidade única para impulsionar equipas que querem transformar ideias pioneiras em soluções concretas, eficazes e com verdadeiro valor social”, afirmou Pedro Oliveira, Dean da Nova SBE.

As candidaturas decorrem até ao dia 13 de março de 2026 e, de acordo com o regulamento, podem concorrer entidades do setor social, académico ou empresarial com sede em Portugal. O grande objetivo da iniciativa é distinguir especialmente os projetos em fase de prova nas áreas da educação, envelhecimento ativo, migração e saúde (domínios prioritários alinhados com os valores da Fundação Amélia de Mello).

A atribuição da Bolsa Amélia de Mello – Inovação Social, visa impulsionar novas abordagens e modelos inovadores, capazes de gerar soluções sustentáveis, eficazes e replicáveis para problemas sociais complexos. O projeto vencedor será anunciado no dia 30 de junho 2026, no CCB, em Lisboa.

“A Fundação Amélia de Mello tem uma longa tradição de apoio a iniciativas que promovem o desenvolvimento do país e a inovação com propósito. Com esta bolsa, pretendemos incentivar projetos de inovação social nas áreas da educação, envelhecimento ativo, migração e saúde que tragam respostas reais aos desafios sociais mais urgentes e emergentes”, sublinhou Vasco de Mello, presidente da Fundação Amélia de Mello.

Comentários

Artigos Relacionados