CoRe Capital cria novo grupo nacional de clínicas de fisioterapia

O investimento da CoRe Capital na Moveclinics permitiu adquirir as quatro clínicas Costa Maia e criar um grupo com dez clínicas de Medicina Física e Reabilitação na região de Lisboa e três na região Norte.
A CoRe Capital investiu na Moveclinics uma operação que levou à aquisição do Grupo Costa Maia, e das suas quatro clínicas similares, e que consolida a Moveclinics como um novo operador de referência nacional na Medicina Física e Reabilitação com 13 clínicas (três na Região Norte e 10 na Grande Lisboa), com mais de 300 trabalhadores e a ambição de se tornar um dos maiores e mais eficientes grupos nacionais no setor.
Este é um novo investimento do Fundo CoRe Consolida que, desde 2023, já investiu mais de dois terços do seu valor em empresas nacionais. O objetivo do fundo é continuar a investir na Moveclinics otimizando a operação e expandir-se no território nacional. Na sequência desta operação, a CoRe Capital passa a deter uma participação estratégica e relevante para o crescimento do Grupo Move. Paulo Marques e Luís Cumbrera Tavares, fundadores da Moveclinics, mantêm-se como sócios e membros da equipa de gestão.
“É com entusiasmo que encaramos o futuro que este investimento da CoRe Capital proporciona ao nosso grupo”, afirma Paulo Marques, da Moveclinics. “O plano que definimos assentará agora numa combinação de crescimento orgânico, pela expansão e ganhos de eficiência na gestão das clínicas em operação, e crescimento através de aquisições adicionais”, acrescenta.
Pedro Soares David, que integra a administração da Moveclinics e é senior partner da CoRe Capital, sublinha que o impulso de crescimento que vai ser dado à Moveclinics é um bom exemplo de consolidação de empresas atomizadas e da velocidade de execução e de investimento da CoRe. “Agora a estratégia é continuar a aumentar a escala do grupo, reforçando a sua eficiência e a sua qualidade clínica”, refere. Acrescenta ainda que “este investimento responde à crescente procura de cuidados de medicina física e reabilitação, resultante do envelhecimento da população e da procura de cuidados especializados para recuperação pós-operatória e desportiva”.
Do lado dos sócios do Grupo Costa Maia, esta operação de aquisição contou com a assessoria financeira da Expand Capital, que liderou o processo de venda, e a assessoria legal da Telles Advogados. Por sua vez, o Fundo CoRe Consolida teve a assessoria da CS Advogados e da EY.
Martim Avillez Figueiredo, sócio da CoRe Capital, frisou que “o Fundo CoRe Consolida continua a capitalizar o tecido económico português a ritmo acelerado, demonstrando que as oportunidades de capitalizar PMEs portuguesas são muitas e diversificadas”. Destaca ainda que “a nossa entrada nas empresas significa sempre aumentar a dimensão das unidades, comprar novos equipamentos, adquirir outras empresas, aumentar a produção, as faturações e os EBITDA”.