Projeto sobre Esclerose Múltipla Primária Progressiva ganha Prémio Jorge Ruas

A 1.ª edição do Prémio Jorge Ruas já tem vencedor. A escolha recaiu no projeto apresentado por Matthew Holt da AILA Biotech.
O projeto “AAV-Based Gene Therapy for PPMS”, apresentado por Matthew Holt, da Aila Biotech, ganhou o Prémio Jorge Ruas, revelado na Tecnimede Open Innovation Competition, uma iniciativa promovida pelo Grupo Tecnimede em parceria com a HiSeedTech.
A Aila Biotech é uma start-up de tecnologia avançada que está baseada no i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto, e que apresentou uma investigação pioneira para o tratamento da Esclerose Múltipla Primária Progressiva que propõe um sistema inovador de terapia génica, capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e reprogramar células cerebrais para produzir agentes anti-inflamatórios de forma controlada e reversível. Uma abordagem com potencial não só para a esclerose múltipla, mas também para outras doenças cerebrais relacionadas com a inflamação e o envelhecimento.
O júri internacional do prémio foi composto por Amílcar Falcão (presidente do júri) reitor da Universidade de Coimbra; António Murta, cofundador e CEO Pathena ; Carlos Robalo Cordeiro, reitor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Hélder Mota Filipe, presidente Ordem dos Farmacêuticos ; Isidoro Caraballo, professor de Farmácia da Universidade de Sevilha; José Augusto Guimarães Morais, professor Emérito da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa; e Stine Rønholt, professora da Universidade de Copenhaga e membro do Centro de Administração de Medicamentos da Fundação LEO.
Com este prémio, no valor de 100 mil euros, a equipa da Aila Biotech pretende avançar para estudos pré-clínicos. Contudo, a sua ambição é avançar para ensaios clínicos em humanos dentro de em três anos.
Criado para identificar e apoiar projetos de investigação transformadores com potencial para remodelar o futuro da inovação farmacêutica, o Prémio Jorge Ruas homenageia o fundador do Grupo Tecnimede e reforça o compromisso do grupo no investimento em investigação, inovação e colaboração entre a academia e a indústria, pilares que considera fundamentais para transformar ciência em valor para a sociedade.