Mondego Bio recebe investimento para desenvolver terapias inovadoras contra o cancro
A start-up portuguesa Mondego Bio garantiu uma ronda de investimento Série A liderada pela Biovance Capital, em conjunto com os investidores internacionais OrbiMed e Torrey Pines Investment. A empresa está a desenvolver inibidores de PTPN2 para imunoterapia oncológica.
A sociedade portuguesa de capital de risco Biovance Capital anunciou hoje que coliderou uma ronda de financiamento Série A na Mondego Bio. A ronda contou ainda com a participação dos investidores internacionais OrbiMed, uma das principais empresas de investimento em saúde com mais de 17 mil milhões de dólares em ativos sob gestão, e Torrey Pines Investment, empresa de investimento em ciências da vida com sede em San Diego, EUA.
Sediada no principal parque de biotecnologia em Portugal, o Biocant, a Mondego Bio está a desenvolver inibidores de proteína tirosina fosfatase não-recetor tipo 2 (PTPN2) de nova geração, que representam uma potencial terapia de imunooncologia com um perfil melhorado de segurança e tolerabilidade.
Enquanto regulador negativo crítico da via JAK-STAT, a PTPN2 atua na regulação direta da sinalização através de recetores de citocinas, incluindo o recetor de IFNγ. “Potenciar a perceção e a sinalização de IFNγ através da inibição da PTPN2 constitui uma nova estratégia terapêutica com potencial para melhorar a eficácia dos regimes de imunoterapia contra o cancro”, explica a Biovance Capital em comunicado,
“Este é o primeiro investimento do Biovance Capital Fund I, que tem como objetivo disponibilizar capital crucial para desenvolver terapias transformacionais para necessidades médicas não satisfeitas e atrair cientistas e investidores de excelência mundial para Portugal”, afirmou Ricardo Perdigão Henriques, PhD, Managing Partner da Biovance Capital, a sociedade que lidera a ronda.
“Com uma ciência tão promissora, estamos muito entusiasmados por apoiar o trabalho da Mondego Bio no desenvolvimento de inibidores da PTPN2 em imuno-oncologia, marcando o nosso primeiro investimento no Sul da Europa e uma colaboração de sucesso com a OrbiMed e a Biovance Capital”, acrescentou Nikolay Savchuk, PhD, Managing Partner da Torrey Pines Investment.
Já Iain Dukes, PhD, Venture Partner da OrbiMed, frisou que “é uma mais-valia contar com a Biovance Capital como parceiro local em Portugal a apoiar o desenvolvimento desta empresa”, acrescentou
Os programas principais baseiam-se em investigação inicialmente desenvolvida na Eilean Therapeutics, empresa apoiada por IA/ML, cofundada pela OrbiMed e pela Torrey Pines.








