MC Digital abre candidaturas para o The Retail Hack 2025

O programa de inovação da MC Digital procura ideias para o futuro do retalho. Os prémios totalizam os 9 mil euros.
Dirigida a colaboradores, start-ups, comunidades tecnológicas e universitários, a iniciativa da MC Digital (área de Sistemas de Informação da MC), consiste numa maratona de criatividade, marcada para os dias 16 e 17 de outubro, na Senhora do Penedo, em Vila Nova de Gaia., com o objetivo de encontrar ideias inovadoras e que transformem o futuro do retalho.
No The Retail Hack 2025, os participantes, distribuídos em equipas de 4 a 6 elementos, terão de enfrentar dois desafios: o Tech Track, que consiste no desenvolvimento de protótipos tecnológicos; e o Business Track, onde é proposta a criação de conceitos de negócio com alto potencial de mercado.
As equipas devem recorrer a ferramentas tecnológicas, com destaque para a inteligência artificial, para explorar áreas como experiência de cliente, a sustentabilidade, operações de loja e logística para qualquer uma das marcas MC, ou seja, Continente, Continente Modelo, Continente Bom Dia, Continente Online, Meu Super, Bagga, Wells, Note! e ZU.
Eduardo Rocco, Head of Digital Tech Office da MC, explica que a iniciativa é um convite para “cocriar, partilhar aprendizagens e, mais do que soluções finais, encontrar novos caminhos e respostas numa altura em que o retalho está a ser reinventado todos os dias: pela tecnologia, pelas expetativas dos clientes e pela urgência de sermos mais sustentáveis”. Este responsável refere ainda que “queremos ideias que antecipem o futuro, que questionem o status quo e que tragam valor real às pessoas”.
As candidaturas decorrem até 10 de outubro e, posteriormente, serão analisadas por um júri especialistas em negócio e tecnologia da MC e das empresas parceiras. Cada Track – Tech Track e o Business Track – vai eleger três vencedores e premiá-los com 2 500 euros (1.º lugar); 1 500 euros (2.º lugar) e 500 euros (3.º lugar), num total de 9 000 euros em prémios.