Negócios do mês: BIGhub adquire Qashflo, Sonae Sierra compra na Alemanha e Amorim Cork Ventures vende participação na Ecochic
A start-up portuguesa BIGhub comprou francesa Qashflo, a Sonae Sierra foi às compras à Alemanha e adquiriu a unidade de gestão de centros comerciais da Unibail-Rodamco-Westfield, e a Amorim Cork Ventures e Pedro Abrantes anunciaram a venda da participação na empresa Ecochic Portuguesas.
Especializada na aceleração de vendas nos principais marketplaces europeus, a BIGhub adquiriu a Qashflo, uma empresa financeira francesa que se destaca por assegurar pagamentos rápidos a comerciantes online. “A operação da Qashflo é um importante passo estratégico na consolidação do nosso posicionamento no ecossistema europeu do e-commerce, em especial para reforçar a nossa presença em França”, afirmou Rúben Lamy, fundador e CEO da BIGhub.
A compra da fintech francesa representa uma estratégia de consolidação no setor, uma vez que a Qashflo era uma concorrente relevante da BIGcash, uma solução oferece pagamento no próprio dia, ou no dia seguinte, aos vendedores nos principais marketplaces da Europa.
A partir de agora, a BIGhub incorpora os recursos, os clientes, as parcerias com mais de 50 marketplaces da Europa, e a tecnologia e conhecimento de mercado da Qashflo. Por sua vez, esta última passará a operar sob a designação Qashflo by BIGcash. O nome do serviço será mantido, assim como os seus processos e operações. O serviço manterá as suas principais funcionalidades, acrescentando a possibilidade de pagamentos a crédito.
No ano passado, a BIGhub registou uma faturação próxima dos quatro milhões de euros, montante que foi já alcançado no primeiro trimestre de 2025. Atualmente, a empresa encontra-se acima do ritmo projetado para atingir o objetivo anual de faturação de 10 milhões de euros até ao final do ano.
Sonae Sierra assina acordo para adquirir o negócio de gestão imobiliária da URW REM
A Sonae Sierra assinou um acordo com a Unibail-Rodamco-Westfield para adquirir a sua unidade de negócios alemã dedicada à gestão de centros comerciais para terceiros (URW REM). Com sede em Düsseldorf, a empresa alemã gere atualmente um portefólio de 12 centros comerciais (representando mais de 680 000 m² de área bruta locável), apoiada por uma equipa de mais de 175 profissionais. Reconhecida como uma das principais prestadoras de serviços de gestão de centros comerciais da Alemanha, oferece soluções totalmente integradas de gestão de ativos, nomeadamente em operações, gestão de projetos, marketing e leasing.
“Este acordo é um marco importante na nossa jornada de crescimento internacional. Estamos comprometidos com o mercado alemão e com a expansão da nossa presença local. Ao reunir a experiência da Sonae Sierra com as capacidades reconhecidas da equipa da URW REM, continuaremos a apoiar o desenvolvimento sustentável dos centros comerciais, garantindo a criação de valor para as comunidades, lojistas, parceiros e investidores”, explicou Fernando Oliveira, CEO da Sonae Sierra.
Esta aquisição (que está sujeita à aprovação das autoridades de concorrência competentes) reforça o compromisso de longo prazo da Sonae Sierra com o setor dos centros comerciais, em particular com a gestão para terceiros, uma das suas principais áreas de negócio.
A operação permitirá à Sonae Sierra expandir o seu portefólio europeu para mais de 60 centros comerciais e expandir a sua rede de especialistas em gestão de centros comerciais para mais de 600 pessoas.
Amorim Cork Ventures e Pedro Abrantes vendem Ecochic Portuguesas à Kyaia
A Amorim Cork Ventures, em conjunto com o sócio fundador da Ecochic Portuguesas, Pedro Abrantes, anunciaram a venda das suas participações nesta empresa à Kyaia. Assim, a marca de calçado As Portuguesas será detida a 100% pela Kyaia, um grupo empresarial nacional fundado em 1984 por Fortunato Frederico, com um modelo de negócio que se estende para além da produção de calçado, já que também abraça as áreas da distribuição, do retalho, assim como o ramo imobiliário e das tecnologias de informação. Refira-se que o grupo tinha entrado na estrutura societária da Ecochic em 2017.
Por sua vez, a Ecochic Portuguesas foi criada em 2015 por Pedro Abrantes e com a Amorim Cork Ventures como sócia, e lançou no mercado a marca As Portuguesas que se afirmou como um símbolo de identidade nacional, com os seus modelos de calçado com sola de cortiça como elemento diferenciador. Ao longo da última década, a marca chegou a mais de 60 mercados internacionais, com destaque para os Estados Unidos, Canadá e Europa, Austrália, Coreia do Sul ou Japão, refere o comunicado que divulga o negócio.
“Foi um bom negócio, mas acima de tudo sinto orgulho por ver um projeto que nasceu na garagem da minha mãe ser reconhecido e valorizado,” afirmou Pedro Abrantes, no referido comunicado, sem que tenham sido revelados os valores da transação.
A Kyaia está determinada a acelerar a presença global da marca e a reforçar o seu posicionamento como uma referência no calçado ecológico, destaca o novo dono da empresa.








