Bright Pixel investe na start-up norte-americana Keychain
A capital de risco do grupo Sonae participou na ronda de investimento de 30 milhões da tecnológica Keychain. O capital vai apoiar o lançamento de um sistema operativo que ajuda fabricantes e empresas de packaging a gerir o ciclo de produção.
A Bright Pixel reforçou o investimento na start-up norte-americana Keychain, ao participar como coinvestidora na ronda de investimento Série B de 30 milhões de dólares levantada pela tecnológica. Liderado pela Wellington Management e com a participação de investidores já existentes como BoxGroup, este investimento eleva o financiamento total da start-up para 68 milhões de dólares, 18 meses depois de ter sido lançada.
“A Keychain está a assumir-se como uma ferramenta chave na aplicação de IA para trazer eficiência e facilitar a ligação entre fabricantes, empresas de packaging e retalhistas”, salientou Manuel Queiroz, diretor da Bright Pixel Capital. “Esta ronda de financiamento é uma validação do percurso da Keychain e estamos entusiasmados por reforçar o nosso investimento e continuar a apoiar o seu crescimento nesta nova fase”, reforçou.
Com a nova injeção financeira, a tecnológica norte-americana vai lançar o seu segundo grande produto, o KeychainOS. Trata-se de um sistema operativo baseado em IA que ajuda fabricantes e empresas de packaging a gerir o ciclo de produção com maior rapidez, visibilidade e inteligência. Ao contrário dos sistemas tradicionais de ERP, o KeychainOS é implementado em dias e foi concebido especificamente para os bens de consumo embalados (CPG). Os produtores já o estão a utilizar para monitorizar a segurança, reduzir desperdícios, detetar constrangimentos e melhorar o planeamento em tempo real.
Além disso, a Keychain continuará a expandir-se para novos verticais da indústria dos bens de consumo embalados (CPG) e a desenvolver ofertas de IA para satisfazer a procura crescente.
Lançada em fevereiro de 2024, a plataforma de sourcing alimentada por IA da Keychain, que atua no mercado americano, facilitou mais de mil milhões de dólares em projetos de produção por mês, tendo já trazido mais de 20 mil marcas e retalhistas para o ecossistema. Recentemente, a empresa expandiu-se para o setor da beleza e dos cuidados pessoais, demonstrando a sua aplicabilidade em várias áreas de bens de consumo.
Oisin Hanrahan, cofundador e CEO da Keychain, afirmou que “crescemos rapidamente porque a necessidade é evidente. Os fabricantes estão a ser pressionados a fazer mais com menos e os sistemas de que dependem simplesmente não estão preparados para a complexidade atual”. Acrescentou que a “aplicação de IA permite que o KeychainOS ofereça aos fabricantes e empresas de packaging uma forma mais inteligente e rápida de gerir as operações, estando já a gerar resultados concretos”.








