Coimbra Space Summer School volta a explorar economia espacial

Atrair estudantes, investigadores e empreendedores para explorar a economia espacial é o objetivo dos três dias de mais uma edição da Coimbra Space Summer School.

Entre os dias 3, 4 e 5 de setembro, Coimbra, mais exatamente o Instituto Pedro Nunes (IPN), vai receber a 11.ª edição da Coimbra Space Summer School (CSSS), um evento que combina a partilha de conhecimento, o contacto com pessoas, entidades e empresas ligadas ao espaço, e desafios para gerar ideias de negócio.

Com a parceria do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra e do Erasmus Mundus GeoPlaNet, da Universidade de Nantes, empresas e mentores da nossa comunidade, esta edição da Coimbra Space Summer School tem como tema central a “Habitabilidade no Espaço”  e convida os participantes –  estudantes do ensino superior, investigadores de entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), empreendedores interessados em explorar o potencial do espaço para criar negócios – a refletir sobre os desafios da vida humana fora da Terra.  “Queremos que pessoas motivadas e curiosas conheçam e proponham ideias sobre como o Espaço pode melhorar o nosso dia a dia, criando serviços ou produtos inovadores que incorporem ativos espaciais!”, afirma a organização.

Nos três dias da Coimbra Space Summer School estão incluídas palestras temáticas, desafios e concursos para a criação de negócios que utilizem ativos espaciais, mentoria e networking com pessoas e instituições-chave no setor espacial, e envolvimento com a rede de incubadoras que, a nível nacional, colaboram no programa de incubação ESA BIC Portugal.

A iniciativa pretende promover um espaço de aprendizagem interdisciplinar sobre ambientes extremos, saúde física e mental no espaço, produção de alimentos em órbita e aplicações tecnológicas de suporte à vida. As candidaturas estão abertas até dia 31 de agosto.

Comentários

Artigos Relacionados